AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Vitrine da carne orienta sobre consumo e preparo do alimento

marcelo bolinha 02Qualidade da carne bovina, suína e ovina e suas formas de consumo são destaques da Expopec 2017 - Exposição das novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária. Para a compreensão deste assunto, dois palestrantes abordarão a temática -, o consultor Marcelo Bolinha, que tratará sobre o assunto ‘Origem Carnes - Vitrine da Carne Ovina, Bovina e Suína’, e a proprietária da Meat Shop, Elisabeth Schreiner, que falará sobre ‘Carne saudável e saborosa: você também pode fazer’. No caso da parte de suínos, o evento terá a participação do consultor do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e Associação Goiana de Suinocultura (AGS), André Rabelo. A vitrine da carne vai ocorrer nos dias 24 e 25 de março.

Durante a vitrine, os participantes poderão conhecer sobre o consumo de carnes, compra, corte e formas de preparo, conservação, mitos e verdades, consumo consciente e tendências de consumo. Serão abordados também questões ligadas à qualidade da carne, raças, churrasco, cortes novos, agregação de valor, vendas, compra, rendimento de carnes carcaças, com o intuito de mostrar a importância de cada corte e como fazê-lo.

Exposição carne

Marcelo Bolinha explica que o tema foi escolhido devido a difusão de tecnologia e informação voltada ao produtor rural. Segundo ele, nesta edição, a organização da Expopec buscou ampliar o alcance destas informações para fora da porteira, visando aproximar o produtor do consumidor final e vice-versa. “Acredito que munidos de informações o produtor e sua família passam a ser multiplicadores de conhecimento e principalmente incentivadores de consumo”, explica.

De acordo com o consultor, a vitrine da carne bovina, suína e ovina será um dos atrativos da Expopec e ajudará as pessoas a entender melhor sobre como consumir estas carnes. “Através da vitrine será possível educar o participante de forma simples, prática e atrativa”, esclarece. Para ele, além dos cortes, o participante poderá conhecer os diferentes tipos de cozimento, com informações nutricionais, esclarecendo diversas dúvidas, com o objetivo de tornar o preparo e o consumo de carnes mais simples e prazeroso.

Sobre o mercado da carne, em geral, Bolinha conta que no Brasil existe uma enorme distância entre quem produz os animais e quem consome a carne. “Tivemos uma queda importante na demanda de proteína vermelha, nos dois últimos anos, em função da crise financeira. Acredito que a falta de padrão e de informação sejam os principais entraves para um maior consumo”, detalha o especialista.

Mercado carnemarcelo bolinha

Para Elisabeth Schreiner, a Expopec permitirá que os participantes conheçam a qualidade da carne produzida em Goiás. “Teremos a oportunidade de mostrar para o Brasil as características da nossa carne, com o intuito de apresentar as raças, tipo de alimentação, explanando todos os assuntos que envolvem a pecuária nacional”, diz. Segundo ela, os participantes poderão compreender como comprar, abordar o profissional em cortes açougues, para que ele saiba exatamente o que o consumidor irá comprar.

Sobre o consumo, Elisabeth conta que o mercado está aquecido. “Nunca o consumo foi tão grande de todas as proteínas, mas a bovina tem seu destaque. É uma nova cultura de churrasco e gastronomia, que virou moda e com isso o consumo disparou”, sinaliza.

Expopec 2017

O objetivo do evento é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A exposição terá em sua programação palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shopping de cavalos, visitas técnicas, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades.

Durante os quatro dias de evento, quem comparecer ao município de Porangatu poderá participar de discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne - mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros -, palestras com renomados especialistas, pesquisadores, técnicos e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços. A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Sindicato Rural de Porangatu e do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

Ficha Técnica

Expopec 2017

Data: 23 a 26 de março de 2017

Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’

Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)

Site: www.expopec.com.br

Áreas de atuação

Veja também

Especialistas

Notícias

Especialistas discutem mercado e perspectivas para a pecuária

Sistema

Notícias

Sistema Faeg/Senar é destaque nacional no Prêmio IEL de Talentos 2024

Donos

Notícias

Donos e usuários precisam ter atenção especial com barragens em período chuvoso

Imagem