A pedido do presidente da Faeg, Mapa prorroga Reserva de Abate

Imagem

O Ministério de Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA), a pedido do presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag e deputado federal Zé Mário Schreiner, prorroga a "Reserva de Abate" por mais 30 dias. Produtores que haviam feito a solicitação em maio de 2021 e com vencimento em 16/09/2021, podem ficar tranquilos.

O caso atípico de vaca louca, ocorrido no início do mês de setembro, levou a China interromper as compras da carne bovina brasileira até o completo esclarecimento do fato. Isso para evitar qualquer possibilidade de contaminação através de exportação. Devido a isso muitos produtores não tiveram como abater os animais postergando o período que ultrapassou o prazo estabelecido pelo MAPA (16/09/2021).

A denominada “Reserva de Abate” consiste em manter animais sem a realização da vacinação contra a Febre Aftosa, porém, declarados junto à Agrodefesa, os quais deverão ser abatidos em até 90 dias pós-etapa. Assim, o produtor que optar pela reserva deve estar atento aos prazos legais para a declaração de rebanho e vacinação e ao término do prazo desse encaminhamento dos animais ao abate em estabelecimento sob inspeção oficial (SIM, SIE e SIF).

Imagem: divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Imagem