Na manhã desta quarta-feira o presidente do Sistema Faeg/ Senar e deputado Federal José Mário Schreiner e o Diretor Executivo do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Edson Novaes, falaram sobre os Impactos do coronavírus para o Agro no estado. Os aspectos econômicos, institucionais e políticos foram abordados em uma live transmitida pelas redes sociais da instituição.
José Mário fez questão de reforçar que não haverá falta de alimentos e que a produção no agro, apesar das dificuldades que chegam aos produtores rurais, não vai parar.
“Nós tivemos uma safra record. Temos principalmente soja, milho e carne suficientes para o consumo interno e para exportações. São essas exportações que estão ajudando na manutenção dos empregos”, destaca.
Ele explicou ainda sobre o trabalho Federação da Agricultura junto ao governo de Goiás e ao Ministério da agricultura para atender as demandas dos produtores.
“Tomamos providencias para que as lojas agropecuárias fiquem abertas nesse período de quarentena. Elas vendem, insumos, remédios e alimentos para os animais. O mesmo pedido foi estendido para as lojas de peças, para que possam atender as demandas das máquinas agrícolas. Trabalhamos para a liberação das feiras livres, claro que seguindo as medidas de segurança e agora estamos lutando para a liberação de leilões, também com critérios de segurança”, esclarece.
O presidente do Sistema Faeg/ Senar reforçou também que tem buscado a prorrogação de prazo para pagamentos de impostos estaduais. E juntamente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), dos impostos federais, inclusive a respeito disso, terá ainda essa semana uma reunião com o conselho Monetário Nacional.
Mais detalhes na íntegra da live.
Comunicação Sistema Faeg/Senar