FAEG e OCB/GO firmam parceria para a inovação no agronegócio goiano

Imagem

Integrar esforços para a inovação no agronegócio, especialmente para as cooperativas que atuam no setor, em Goiás. É o principal objetivo do Termo de Cooperação Técnica assinado na última sexta-feira (04/09) entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg) e o Sistema OCB/GO. Para isso, serão usadas as estruturas e os profissionais do Inovacoop Goiás (OCB) e Campo Lab (Faeg), com atuação em todo o Estado, para desenvolvimento dos projetos e execução de programas e ações relacionadas à área da inovação.

O vice-presidente Administrativo da Faeg, Armando Rollemberg, diz que os sindicatos rurais e as cooperativas terão muito a ganhar. “É a união de forças para viabilizar a inovação no ecossistema goiano. A pandemia da Covid-19 acelerou muito a demanda por novas tecnologias e pela capacitação profissional. Temos de dar todo apoio para o pequeno e médio produtor goiano”, afirma.

Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás, destacou que a parceria trará uma ampliação e maior alcance das tecnologias disponíveis diante da união das duas entidades. “Pretendemos fazer a integração dos hubs de inovação do Senar e do Sescoop para oferecermos as melhores soluções aos nossos públicos”.

Pedro Henrique Camilo, diretor de Tecnologia do Senar Goiás, afirma que a parceria com o Sistema OCB/GO terá como um dos focos apoiar o desenvolvimento de startups do agronegócio. “O fortalecimento do sistema local vai beneficiar diretamente o produtor. Através do Hub de Inovação, que será criado entre as duas entidades, vamos acelerar ainda mais o desenvolvimento deste ecossistema”, diz.

A parceria começará entre o Sistema OCB/GO e Faeg, mas tem potencial de expandir para todo o Sistema S (Sescoop e Senar). "Também vai gerar várias outras parcerias para o desenvolvimento de novas tecnologias e de inovação ao cooperativismo goiano”, afirma o superintendente do Sescoop/GO, Jubrair Caiado Júnior.

Entre os principais benefícios está o aumento da produtividade e maior profissionalização da gestão das cooperativas e cooperados. “Isto refletirá em aumento de faturamento e no fortalecimento do agronegócio goiano”, frisa o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

“As duas entidades têm uma grande preocupação e meta de estimular a inovação. Vamos somar esforços para atender produtores rurais e cooperados. Há muita sinergia para desenvolver projetos próprios e buscar os melhores projetos do Sistema S (pelo Sescoop e Senar), em que podemos aumentar a abrangência, com menor custo”.


Comunicação Sistema Faeg/Senar






Áreas de atuação

Veja também

ESG

Notícias

ESG avança nas empresas rurais goianas

Queijos

Notícias

Queijos suíços produzidos em Goiás alcançam mais mercado com assistência do Senar Goiás

Qualificação

Notícias

Qualificação fortalece a arte e o empreendedorismo

Imagem