Plano Nacional de Fertilizantes busca aumentar a produção e oferta de insumos brasileiros

Imagem

Decreto cria grupo de trabalho responsável pela elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes

Um decreto publicado na última segunda-feira (25) cria o grupo de trabalho interministerial que vai ser responsável pela elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes. O plano é uma iniciativa que visa aumentar a produção e oferta de fertilizantes nacionais, como adubos, corretivos e condicionadores. Além disso, pretende diminuir a dependência dos insumos importados e ampliar a competitividade do agronegócio no mercado internacional.

Levantamento do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag) mostra que fertilizantes e defensivos compõem praticamente metade dos cursos de produção da soja, por exemplo, que é o principal produto de exportação brasileiro. De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil importa, em média, cerca de 60% dos fertilizantes de que precisa.

Pelo decreto, o grupo de trabalho vai ser formado por representantes do Mapa e de outros órgãos do governo federal, além da Embrapa. Os encontros vão ser quinzenais e o grupo tem duração prevista de 120 dias a partir da primeira reunião. Ao final do período, o Plano Nacional de Fertilizantes vai ser encaminhado para o Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Fonte: Mapa/Site da Barra

imagem: Divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Academia

Notícias

Academia de Jovens Líderes do Agro transforma desafios do campo em soluções digitais

Prazo

Prazo de declaração do ITR termina em uma semana

Falta

Notícias

Falta de animais para reposição é um dos grandes desafios dos confinamentos de Goiás

Imagem