Representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) - órgãos do Governo de Goiás -, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Comissão de Equideocultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) estiveram reunidos na última sexta-feira, 11 de setembro, para avançar na proposta de ampliar estudos voltados à sanidade equídea no Estado, bem como na formulação de um Plano de Ação voltado à sanidade de equídeos no Estado de Goiás.
Por meio de videoconferência, o Grupo de Trabalho para Ações em Sanidade Equídea em Goiás tratou de temas relativos à pesquisa científica ligadas à área, envolvendo a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade de São Paulo (USP), a construção de uma Radiografia da Equideocultura Goiana e, ainda, uma campanha educativa a ser realizada junto aos criadores desses animais.
Entre os objetivos está o alinhamento de ações estratégicas com foco em sanidade do rebanho de equídeos do Estado de Goiás. A reunião tratou da construção de um diagnóstico da realidade dos equídeos no Estado, que possibilitará a adoção de políticas públicas voltadas à saúde e sanidade desses animais, bem como conscientizar produtores das diferentes regiões do Estado da importância dos cuidados relacionados a prevenção, monitoramento e controle de doenças dos equídeos. Entre os focos da campanha estão questões relacionadas ao Mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE).
Fonte: Seapa