Sistema Faeg/Senar acompanha discussão sobre licenciamento ambiental para irrigação

Imagem

A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, discutiu nesta segunda-feira (27), o licenciamento ambiental para a irrigação. Até hoje o que se tem de legislação foi pautado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

A luta é por uma uma lei federal que permita aos conselhos estaduais e as comissões atuarem de forma mais segura. “Estamos avaliando se a lei que está sendo discutida a nível nacional atende o setor de irrigação”, destacou a analista técnica do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG).

As comissões da CNA atuam principalmente quando as diretrizes gerais de determinada lei são interpretadas de forma equivocada. Assim as discussões precisam se dar a nível nacional e depois acordadas entre os estados, para que a CNA possa oferecer auxílio adequado.

Além do licenciamento ambiental também foi discutida a inserção da tecnologia na atividade agropecuária. Um dos itens da pauta foi o Projeto de Lei PL 3729/2004, sobre a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que aguarda votação no plenário da Câmara. O deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP) é relator da proposta.

“A intenção é mostrar pra sociedade que a irrigação é uma tecnologia que não gera impacto negativo ao meio ambiente. As áreas irrigadas têm melhores índices ambientais com maior infiltração no solo e menor erosão”, observou o assessor técnico da comissão, Gustavo Goretti.

Participaram, por videoconferência, representantes das federações de agricultura e pecuária da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Santa Catarina, Tocantins, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Paraíba.

Na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília, compareceram representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Associação dos Irrigantes de Goiás (IRGO), Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Associação dos Irrigantes Produtores do Norte de Minas e Associação dos Produtores do Sudoeste Paulista de Irrigação e Plantio Direto (ASPIPP).

Comunicação Sistema Faeg/ Senar

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem