AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

7º Dia de Campo debate pecuária leiteira em Mineiros

Antônio

Nayara Pereira

Conhecida como uma das cidades de destaque no agronegócio devido a grande produção de soja, milho e leite, Mineiros recebeu, nesta sexta-feira (10), a 7ª edição do Dia de Campo Goiás Mais Leite. O evento foi realizado na Fazenda Experimental Luiz Eduardo de Oliveira Sales (antigo IPAF) do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) e contou com a presença de mais de 530 pessoas. A realização foi da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em parceria com a Unifimes.

A 7ª edição do Dia de Campo Goiás Mais Leite, que desde 2013, utiliza a metodologia Balde Cheio comemora os bons ventos que eleva os lucros com a otimização da produção de quem tira o sustento por meio do leite. O presidente do Sistema Faeg e do Senar Goiás, José Mário Schreiner destacou a importância do evento para a população de Mineiros e região.

José Mário em Mineiros“A cidade de Mineiros tem uma particularidade, que é a forte parceria do sindicato, das empresas envolvidas, além do fundamental envolvimento da Unifimes, que além de contribuir com a formação profissional coopera para o desenvolvimento do município, e, em especial, com a produção do leite”, destacou José Mário.

Estudos
O engenheiro agrônomo e coordenador do campus experimental da Unifimes, Manuel Rodriguez Cabral, destacou, durante palestra, os avanços dos animais experimentais depois da implantação da metodologia Balde Cheio. “Estamos há um ano e meio com o Senar e conseguimos ver, claramente, os resultados alcançados por meio da metodologia”, ressalta.

Manuel UnifimesA partir de uma série de estudos, o coordenador e os acadêmicos de agronomia, medicina veterinária e zootecnia analisam diariamente os processos desde a escolha do pasto até a produção final de leite. “Antes de implantarmos o Balde Cheio tirávamos 8,3 litros de leite por dia, hoje estamos alcançando 13,7 litros”, afirmou Manuel Rodriguez.

Exemplo que deu certo
O produtor rural Antônio de Oliveira Filho, de 47 anos, aderiu à metodologia Balde Cheio há dois anos. Antes, trabalhava como pedreiro para ajudar na renda da família. Com esposa e duas filhas, morava na cidade, mas, em busca da casa própria e de um pedaço de terra, foi para o assentamento localizado próximo a Mineiros. “Para aumentar nossa renda trabalhava e continuei trabalhando como pedreiro enquanto minha esposa e filhas cuidavam dos animais no assentamento”, completou.

Hoje, a propriedade com 29 hectares, concentra uma produção de 140 litros diários de leite e o aumento de produção se deu graças ao projeto. “Tudo que fazemos gira entorno do programa, os avanços e a produção rendeu gradativamente nossa produção”, se alegrou.

Para o aumento da produção, Antônio fez uma análise com técnicos do Sindicato Rural, além da correção do solo e das adubações de base, orgânica e nitrogenada. Por fim, comprou também um tanque de expansão, silo para armazenagem de concentrado e, agora o quadro reprodutivo também faz parte da evolução na propriedade.

Hoje, a filha mais velha do “seu” Antônio - a jovem de 21 anos, Thayline Ferreira tomou gosto pela vida no campo e deixou de lado o desejo de fazer faculdade de jornalismo para se dedicar a Agronomia. A jovem já está cursando o 4º ano.

{responsivegallery}2014/2015/programas_projetos/dia_leite_mineiros{/responsivegallery}

Áreas de atuação

Veja também

Por

Revista Campo

Por que muitas flores dos cajueiros não vingam? O Senar responde.

Pequenas

Notícia

Pequenas modificações são apresentadas pela USDA para a safra 2024/25

Se

Notícia

Se matricule: aulas do curso de hospedagem rural começam nesta segunda,16

Imagem