70 anos da Faeg

Imagem

José Mário Schreiner-presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal

No dia 28 de maio, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) completou 70 anos. Antes de citar fatos que traduzem sua relevância, ressalto o meu orgulho em ser parte dessa história. Destaco o empenho de pecuaristas e agricultores que, como eu, somam esforços para transformar o chão goiano em líder na produção de alimentos.

Creio que esse orgulho está ativo no coração dos familiares de Joaquim Câmara Filho - fundador da Fareg (Fundação das Associações Rurais do Estado de Goiás), em 1951 -, de produtores rurais, dirigentes sindicais e profissionais presentes nas sete décadas de lutas capitaneadas pela Faeg para elevar Goiás a expoente na pecuária e celeiro de grãos.

Em 1950, a soja era uma curiosidade no Brasil e só 2% das propriedades possuíam máquinas agrícolas. O campo não tinha plantadeiras e colheitadeiras. Zero GPS. A lida do pecuarista se dava aos moldes das modas de viola de Tião Carreiro. Por isso, ao resgatar essa trajetória, enalteço o espírito combativo que sempre norteou a Casa do Produtor.

São 20 anos na linha de frente de uma instituição de respeito que alicerça a defesa dos interesses e direitos de quem faz a agropecuária dar certo, cuja confiança me conduziu à Câmara dos Deputados.

A Faeg e seus parceiros - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, sindicatos rurais, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária (Ifag) construíram um legado sólido.

São 670 mil trabalhadores capacitados pelo Senar Goiás; 516 mil atendimentos médicos gratuitos e ações de cidadania levadas à população rural; assistência técnica para 4,4 mil pequenos produtores de leite; sanção da lei que permite a venda interestadual de produtos artesanais de origem animal; redução da criminalidade do campo com o Patrulhamento Rural Georreferenciado; 2,5 milhões de beneficiados pela inserção do Programa Agrinho nas escolas.

Pensando no futuro, criamos o Campo Lab - hub de inovação com soluções digitais para o agro - e o Faeg Jovem. Sem esquecer o Rodopontes, programa inédito que já viabilizou R$ 6,5 milhões doados à Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, para elaboração de projetos rodoviários para escoar a produção.

Evoluímos de importadores de matérias-primas para protagonistas do agro. E mais faremos para vencer outros desafios: logística, conectividade no campo e sucessão familiar.

Somos uma Faeg forte que coopera com o futuro da nação que alimenta o mundo. E sigo orgulhoso em liderar essa instituição à altura da força do homem do campo.



Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem