É de conhecimento de todos que a mais eficiente estratégia de contenção da pandemia de Covid-19 é a de interromper ao máximo os contatos sociais por meio de paralisação de atividades que possam gerar aglomeração de pessoas.
No entanto, em situação como esta é fundamental que setores essenciais mantenham seu fluxo de produção para a segurança da sociedade. Saúde, Segurança Pública e Alimentar são pilares fundamentais e devem manter o fluxo de suas atividades.
Assim, as cadeias de produção e comercialização de produtos agropecuários não serão paralisadas, assegurando a toda sociedade a oferta de alimentos. Porém, é um compromisso de todos a segurança dos envolvidos, preservando seu bem mais precioso: a vida.
Desta forma, informamos:
1. Empresas de fornecimento de insumos agropecuários: não irão deixar de fornecer insumos agrícolas e pecuários, continuando a atender seus produtores rurais de forma remota ou por agendamento prévio. Em nota, a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários - ANDAV recomendou a organização de agendamento de horários para atendimento e o estimulo das entregas de produtos nos locais de destino, evitando aglomerações;
2. Frigoríficos: Ainda que alguns frigoríficos paralisarem parcialmente suas atividades, devido a redução das exportações, a grande maioria continuará suas atividades adequando suas escalas à demanda por produtos;
3. Laticínios: Da mesma forma, continuarão a dar fluxo na produção e distribuição de produtos lácteos, não paralisando a captação de leite dos produtores rurais;
4. Industrias de Processamento Vegetal e de fornecimento de matéria prima para produção de biocombustíveis e energia elétrica: continuaram sua produção, tanto no que diz respeito ao recebimento da produção dos produtores rurais, como também na venda dos produtos elaborados.
Confiamos que os Governos, Federal, Estadual e Municipal assegurem condições para que a cadeia de suprimento alimentar continue a funcionar por meio de regras adequadas e suporte econômico necessário. Esperamos que as autoridades estejam vigilantes para impedir qualquer tentativa de manipulação ou especulações, evitando assim maiores prejuízos em um momento tão difícil para todos.
Este é o compromisso do AGRO com a sociedade brasileira, que necessita neste difícil momento de segurança alimentar.
Comunicação Sistema Faeg/Senar