Com o salão de eventos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), do município de São Luis de Montes Belos, lotado de produtores rurais, técnicos e estudantes, foi realizada, na manhã desta segunda-feira (05), a abertura do 4º Goiás Leite – Seminários Regionais de Pecuária de Leite. José Mário Schreiner, presidente do Sistema Faeg/Senar, afirmou que este é o momento de toda a cadeia leiteira do estado de Goiás voltar suas atenções ao encontro, que proporciona aos produtores informações necessárias para uma melhor administração da atividade. “Hoje damos início a uma jornada que vai durar 15 dias. Essa é a oportunidade de todos participarem e buscar mais conhecimentos”, disse.
O presidente lembrou que discutir a produção de leite, hoje, é de extrema importância para a situação que o Brasil vai se encontrar daqui 30 anos. “Nós seremos os principais produtores de alimento no mundo. A expectativa é de que, até 2040, a população mundial passe de sete para nove milhões de pessoas. E precisamos estar conscientes do nosso papel nessa cadeia”, afirma.
Ele destacou ainda que o Brasil evoluiu de forma significativa nos últimos 30 anos. “Na década de 1970 nós éramos importadores de alimento. O setor agropecuário foi muito bem desenvolvido, e, hoje, somos exportadores. Mais de 40% do que é produzido no país é exportado”, acrescentou. José Mário lembrou ainda a importância da cadeia leiteira para o país e para Goiás. “Atualmente, 1,3 milhão dos empregos no Brasil vêm do leite. No nosso estado são mais de 200 mil pessoas empregadas de forma direta ou indireta pela cadeia leiteira”, fala.
Durante todo o dia de programação, os participantes contaram com a apresentação de dois painéis. O primeiro, no período da manhã, falou sobre a Sanidade Animal. O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Antônio Cândido Cerqueira, debateu sobre o Controle da Brucelose e Tuberculose: Menos Prejuízo ao Produtor. Segundo ele, o controle dessas doenças requer muito trabalho e cuidado por parte do produtor. “São zoonoses, que uma vez na propriedade, são difíceis de seres combatidas”, afirmou.
Na parte da tarde, o evento levou ao público o painel Gestão da Atividade Leiteira, ministrador pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marne Moreira. O instrutor do Senar Goiás e técnico do Balde Cheio, Carlos Eduardo Freitas, encerrou os trabalhos com a palestra Programa Balde Cheio Como Ferramenta de Gestão do Produtor.
O tema discutido no último painel soa familiar para o produtor de São João da Paraúna, Eber Gomes Brandão. Ele sabe bem a importância de uma boa gestão para o aumento da produção. Há exatos dois anos e um mês ele passou a fazer parte do Programa Balde Cheio, e, hoje, comemora os resultados de um trabalho bem feito. “Esse programa mudou a realidade da minha produção”, garante. Ele acrescenta que o Seminário serve de apoio aos produtores que, muitas vezes, não têm de onde tirar informações. “Acho essa ação muito importante, porque esclarece dúvidas e podemos aprender mais.”
Eber que fez questão de levar toda a família para o evento, conta que o negócio é tocado somente por ele, a esposa e os três filhos. “Não tenho funcionários, é um trabalho de pai para filho”, revela. Eber conta que depois que passou a fazer parte do Balde Cheio sua produção triplicou. “No início eu produzia uma média de 50 a 100 litros diários. Hoje, consigo produzir mais de 300 litros”, comemora o pecuarista.
Para o estudante do segundo período de Engenharia Agronômica, de São Luis de Montes Belos, Diogo Henrique, é essencial para os alunos terem um pouco mais de conhecimento sobre o tema. “Como estou no início do curso, muito do que foi discutido aqui, eu ainda não tive a oportunidade de conhecer. Mas, são assuntos importantíssimos para quem deseja levar a atividade leiteira adiante.” O estudante garante que o conhecimento adquirido vai ser fundamental para os próximos anos de curso. “Sem dúvidas vou levar o que eu aprendi aqui para a minha rotina na faculdade.”
O 4º Goiás Leite ainda vai percorrer mais oito municípios. O próximo a receber o evento é Bela Vista de Goiás, nesta terça-feira (06). As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural dos municípios que receberão os eventos ou no site: www.sistemafaeg.com.br
Bela Vista de Goiás – 06/08
Santa Helena – 07/08
Caiapônia – 08/08
Silvânia – 09/08
Itaberaí – 13/08
Cocalzinho de Goiás – 14/08
Ceres – 15/08
Ipameri – 16/08
Fotos: Mendel Cortizo