Afetadas drasticamente pela pandemia, mais de 100 mil pessoas pertencentes à agricultura familiar de Goiás devem ser beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA) que irá garantir a renda dos produtores. Inicialmente, estima o Estado, devem ser atendidos 75 municípios em todas as regiões do Estado. Em Goiás, há 95,6 mil estabelecimentos rurais goianos (62,9% do total de propriedades no Estado) são considerados da agricultura familiar.
De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima, o objetivo do programa é garantir o desenvolvimento do agronegócio goiano em todos os municípios para contemplar grandes e pequenos produtores. "O Estado de Goiás continua articulando para disponibilização de mais recursos para realização dos programas de compras governamentais", afirma.
Além dos agricultores, a população mais vulnerável também será contemplada com o projeto, já que a modalidade é a de compra com doação simultânea. Os alimentos adquiridos, explica o secretário, serão doados para as famílias carentes. "A Emater vai cuidar da compra dessa produção e a OvG vai nos ajudar ao podermos levar esses alimentos às famílias que mais precisam no nosso Estado", informa.
Por meio do programa, é possível que alimentos sejam comprados diretamente de produtores da agricultura familiar, gerando renda e melhoria na condição de alimentação das pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. O projeto vai investir R$ 4 milhões na compra de alimentos ao longo de 12 meses. "Essa ação vem sendo buscada há muitos anos e agora será executado pela Seapa, Emater e OVG", detalha.
Cadastramento
Em Goiás, o cadastramento das propostas será feito por meio da Emater e as entregas a entidades selecionadas pela OvG. A expectativa é que sejam contemplados pelo menos 619 agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf (DAP). Segundo informa a Seapa, a chamada pública para cadastramento deverá ser publicada a partir de setembro.
As famílias interessadas deverão procurar os escritórios da Emater nos 75 municípios atendidos pelo Programa. A operacionalização do Programa deverá ocorrer em 2020 e 2021. Conforme o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, o programa vai contribuir para acelerar o processo e beneficiar ainda mais essas famílias. "Estamos trabalhando de forma conjunta para lançar a chamada pública em setembro e já receber os cadastros junto à Emater. Por outro lado, a OvG nos auxiliará com o levantamento das famílias que vão receber essas doações. É uma integração entre as pastas do Estado", salienta.
Fonte: Reportagem O Hoje/ adaptada
Imagem: Divulgação