Agro pelo Brasil encerra programação com debates, gastronomia e cultura

Imagem

O projeto Agro pelo Brasil encerrou, no sábado (19), a programação da primeira edição com uma série de debates sobre a importância da formação de novas lideranças, o atendimento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, o programa “Do Rural à Mesa”, a implantação da Feira Segura durante a pandemia, além de trazer experiências gastronômicas e culturais.

Em dois dias de transmissão online, o Sistema CNA/Senar promoveu uma extensa programação que envolveu cinco cidades: Brasília (DF), Salvador (BA), Juazeiro (BA), Goiânia (GO) e Anápolis (GO).

“Esse é o primeiro passo de um grande projeto que vai envolver o Brasil inteiro. Agradecemos o apoio das Administrações Regionais do Senar desses estados e dos sindicatos rurais desses municípios e todos que contribuíram para essa iniciativa inovadora do Sistema CNA/Senar”, afirmou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

A formação de novas lideranças para o agro abriu a programação de sábado e contou com a participação da coordenadora nacional do programa CNA Jovem, Fernanda Nonato, da coordenadora do CNA Jovem na Bahia, Daniela Lago, e do egresso do CNA Jovem de Goiás, Emanoel Pinheiro.

“O CNA Jovem é um programa para o desenvolvimento de novos líderes. Ao longo de toda a jornada, damos suporte para que eles identifiquem desafios e busquem soluções inovadoras para o setor agropecuário. Ao final, as melhores iniciativas são reconhecidas”, disse Fernanda.

As ações de Assistência Técnica e Gerencial para o aumento da produtividade, geração de renda e transferência de tecnologia no campo foram abordadas pelo coordenador técnico de ATeG do Senar, Eduardo Oliveira, pelo coordenador de programas do Senar/BA, Felipe Cabral, e pelo gerente de ATeG do Senar Goiás, Guilherme Bizinoto.

“São inúmeros os relatos de produtores que obtiveram ganhos econômicos após o investimento em tecnologia e melhorias no gerenciamento da propriedade. Na pandemia, criamos o atendimento virtual emergencial e percebemos que essa nova forma de trabalho pode ser incorporada às ações já existentes”, afirmou Eduardo Oliveira.

Ao longo da programação do Agro pelo Brasil, o público pode conhecer histórias de produtores e trabalhadores rurais que já foram beneficiados com as iniciativas do Senar.

Também fez parte da programação a Feira Segura, um projeto pioneiro no país criado pelo Sistema CNA/Senar para escoar a produção de alimentos, garantir renda aos produtores e o abastecimento da população de forma segura durante a pandemia.

A coordenadora de programas sociais do Senar/BA, Jaqueline Érrico, destacou a importância da iniciativa, que segue as medidas de prevenção dos órgãos de saúde ao coronavírus. Desde abril já foram realizadas mais de 60 edições em 29 municípios de oito estados. O público do Agro pelo Brasil acompanhou como foi a feira de Anápolis.

O programa “Do Rural à Mesa”, que também aproxima produtores rurais e consumidores, esteve representado na culinária baiana e goiana. Direto de Juazeiro (BA), um chefe de cozinha preparou a receita de paleta de cordeiro com geleia de uva e salada de manga. A região do Vale do São Francisco é reconhecida como o principal polo produtor dessas frutas no Brasil. Já em Anápolis, o frango com pequi representou a cozinha típica goiana.

O Agro pelo Brasil encerrou a programação ao som de música, no quadro Talentos da Nossa Terra.

A próxima edição será nos dias 2 e 3 de outubro em Alexânia (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA).

Comunicação Sistema Faeg Senar


Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem