Agropecuária puxa mais uma vez resultado do PIB de Goiás

Imagem

1489428543687O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás, a soma de todas as riquezas geradas pelo Estado, cresceu 80% mais que a média brasileira em 2017. O cálculo, realizado pelo Instituto Mauro Borges, da Secretária de Gestão e Planejamento, projeta uma alta de 1,8% no PIB goiano, diante de 1% no Brasil, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no início de março.

Em Goiás, mais uma vez a agropecuária foi a grande responsável pela elevação do PIB, que atingiu R$ 189,9 bilhões em 2017. No ano passado, o setor teve alta de 21,5%, bem acima da média brasileira para o setor, que foi de 13%.

Segundo o diretor executivo do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Edson Novaes, o resultado se deve ao bom desempenho de algumas culturas, como soja (11%), milho (72,3%), cana-de-açúcar (3,5%) e a pecuária. “Esse resultado positivo está ancorado nos ganhos de produtividade de algumas culturas, devido ao clima favorável que nos levou a uma produção agrícola recorde em 2017 de 22,6 milhões de toneladas, capitaneados principalmente pelos resultados positivos da soja, do milho e da cana-de-açúcar”, destaca.

A pecuária, de acordo com Novaes, contribuiu também com o desempenho positivo do setor, principalmente no segmento de bovinos e aves. “Apesar de todos os problemas que enfrentou em 2017 (operações Carne Fria e Carne Fraca, delações da JBS e embargo americano), se recuperou no 2º semestre, garantindo resultado positivo para o setor agropecuário e para toda a economia goiana”, aponta.

Texto: Assessoria de comunicação da Faeg, com informações da Segplan

Áreas de atuação

Veja também

Agropecuária

Notícias

Agropecuária em Goiás criou 2,1 mil empregos formais em abril de 2025

Agro

Notícias

Agro puxa o PIB do Brasil no 1º trimestre de 2025

Status

Notícias

Status Internacional como livre de febre aftosa sem vacinação - Importância para Goiás

Imagem