Alta nos preços de matérias brutas pressiona por reajustes no mercado

Imagem

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que é divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), é a principal referência para o reajuste de alugueis e tarifas públicas como energia elétrica. Fundos imobiliários também remuneram com base neste índice. 60% do IGP-M é formado pelos preços no atacado para produtores. Esses 60% também são conhecidos como IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo). 30% é formado pelos preços no varejo para consumidores e também são conhecidos como IPC (Índice de preços ao consumidor). Os 10% restantes observam os preços na construção civil e são conhecidos como INCC (Índice Nacional de Custo de Construção).

Sendo assim, a alta acumulada pelo IGP-M nos últimos 12 meses merece atenção. A FGV divulgou nesta quinta-feira (25) que o índice registrou alta de 2,53% em fevereiro, ficando acima das expectativas da Reuters, de 2,38%. No total dos últimos meses, a alta acumulada é de 28,94%.

Os produtores foram os mais afetados. Em fevereiro, o IPA passou a subir 3,28%, ante alta de 3,38% no mês anterior. O grupo Matérias-Primas Brutas teve alta de 3,72% após subir 5,86% na leitura anterior. Os Bens Intermediários ampliaram sua alta de 2,54% para 4,67% este mês, enquanto os Bens Finais aceleraram os ganhos de 1,09% para 1,25%. A taxa do primeiro grupo foi influenciada por materiais e componentes para a manufatura, e a do segundo pelo aumento da gasolina.

Para o consumidor, no entanto, a alta dos preços ficou menos intensa, uma vez que o IPC desacelerou a alta a 0,35% no mês, de 0,41% em janeiro. Os preços de Alimentação foram os principais responsáveis por esse resultado, uma vez que desaceleraram sua alta de 1,52% para 0,18% em fevereiro, refletindo decréscimo na taxa de variação das hortaliças e legumes (7,64% para -1,77%).

Já o INCC, sendo os 10% restantes do IGP-M, saiu de 0,93% em janeiro e subiu para 1,07% em fevereiro.

Comunicação Sistema Faeg

Áreas de atuação

Veja também

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Imagem