Aneel recua de aumentos na energia após pedido da Faeg

Imagem

IrrigacaoApós mobilização de produtores irrigantes e aquicultores goianos, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) recuou da decisão de eliminar a Tarifa Verde e aumentar as contas de energia elétrica para o setor. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (12), em reunião realizada entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Aneel e Celg Distribuição (Celg D), em Goiânia.

A ANEEL já emitiu circular (clique para ler) orientando as suas concessionárias de energia a suspenderem as alterações propostas no Decreto 7.891, de janeiro deste ano. Nele, a Agência instituía o fim da Tarifa Verde, que é um valor diferenciado na tarifa para quem utiliza o sistema elétrico para irrigação no período de entre 21h30 e 6 horas da manhã.

De acordo com o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, se, de fato, o decreto vigorasse, os reajustes nas tarifas de energia para irrigantes e aquicultores seriam de 50% a 200%, no período reservado, dependendo da categoria.

“Essa regulamentação estava em completo descompasso com políticas de estímulo à irrigação. Ela iria impactar drasticamente a viabilidade da produção, desestimulando produtores rurais que utilizam a irrigação, diminuindo a oferta de produtos e, consequentemente, gerando uma elevação nos preços dos alimentos para a população em geral”, disse José Mário.

Entende o caso

Em janeiro de 2013 a Agência Nacional e Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Decreto 7.891, instituiu um corte da Tarifa Verde para a irrigação e aquicultura. Essas alterações nas cobranças não vinham sendo aplicadas pela Celg, que em setembro desse ano, foi notificada pela Aneel.

A distribuidora goiana recebeu um prazo de 90 dias para fazer vigorar as cobranças com as novas alterações. Diante dos altos impactos das novas tarifas para o setor rural, a Faeg reuniu os representantes do setor para discutissem maneiras de se evitar que os aumentos ocorressem.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem