AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Antecipação de custeio auxilia produtores para próxima safra

Imagem

whatsapp image 2018 01 30 at 10.36.10O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, participou na manhã desta terça-feira (30), do lançamento de R$ 12,5 bilhões para a contratação de custeio antecipado, destinado à aquisição de insumos e serviços agropecuários para a safra 2018/2019. O anúncio foi feito pelo Banco do Brasil (BB), em Rio Verde (GO), com a presença do presidente da República, Michel Temer, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi e autoridades políticas.

O custeio antecipado permite a produtores rurais condições diferenciadas de negociação com fornecedores de insumos (sementes, herbicidas, inseticidas). As operações se destinam a financiar lavouras de soja, milho, arroz, algodão e café, com taxas de juros de 7,5% a 8,5% ao ano, pelo prazo de até 14 meses. O valor disponibilizado é 16% superior ao aplicado no ano passado e sinaliza o investimento do BB no setor agropecuário e nas boas perspectivas para a safra 2018/19.

De acordo com Schreiner, o valor pode auxiliar os produtores de forma antecipada, na compra dos insumos para a próxima safra. “O anúncio de recursos é importante e ajuda a preparar os produtores para a compra de insumos”, disse. Ele ressaltou em entrevista à imprensa, a busca da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) por taxas de juros mais adequadas no próximo ciclo agrícola, além de defender uma política agrícola ajustada para o setor agropecuário. “Nosso setor precisa de segurança e renda”, defendeu. whatsapp image 2018 01 30 at 10.09.57

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, alertou ao presidente Michel Temer, em seu discurso, sobre a inciativa no Congresso Nacional de retirada da Lei Kandir. A lei isenta de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) produtos destinados à exportação. “Estão querendo taxar o agronegócio em Goiás, no Mato Grosso, no Pará, no Rio Grande do Sul. Não façam isso, não mexam com o agricultor, porque é ele que dá sustentação ao país. Portanto, fica presidente um alerta a vossa excelência, também ao ministro da Fazenda (Henrique Meirelles). Minha posição é contrária a qualquer taxação ou criação de qualquer novo imposto sobre o setor que mais dá certo no Brasil”.

Presenças

O evento de lançamento contou, também, com as presenças do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; Ministro da Integração, Hélder Zahluth Barbalho; Ministro das Cidades, Alexandre Baldy; Governador de Goiás, Marconi Perillo, Presidente do BB, Paulo Cafarelli e do Vice-presidente de Agronegócios do BB, Tarcísio Hübner.

Texto: Nayara Pereira

Fotos: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Cerveja

Notícia

Cerveja goiana é finalista no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024

Agronegócio

Notícia

Agronegócio emprega mais de um milhão de pessoas em Goiás

Senar

Notícias

Senar Goiás oferece curso sobre fertilidade do solo e adubação

Imagem