Antecipação de custeio auxilia produtores para próxima safra

Imagem

whatsapp image 2018 01 30 at 10.36.10O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, participou na manhã desta terça-feira (30), do lançamento de R$ 12,5 bilhões para a contratação de custeio antecipado, destinado à aquisição de insumos e serviços agropecuários para a safra 2018/2019. O anúncio foi feito pelo Banco do Brasil (BB), em Rio Verde (GO), com a presença do presidente da República, Michel Temer, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi e autoridades políticas.

O custeio antecipado permite a produtores rurais condições diferenciadas de negociação com fornecedores de insumos (sementes, herbicidas, inseticidas). As operações se destinam a financiar lavouras de soja, milho, arroz, algodão e café, com taxas de juros de 7,5% a 8,5% ao ano, pelo prazo de até 14 meses. O valor disponibilizado é 16% superior ao aplicado no ano passado e sinaliza o investimento do BB no setor agropecuário e nas boas perspectivas para a safra 2018/19.

De acordo com Schreiner, o valor pode auxiliar os produtores de forma antecipada, na compra dos insumos para a próxima safra. “O anúncio de recursos é importante e ajuda a preparar os produtores para a compra de insumos”, disse. Ele ressaltou em entrevista à imprensa, a busca da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) por taxas de juros mais adequadas no próximo ciclo agrícola, além de defender uma política agrícola ajustada para o setor agropecuário. “Nosso setor precisa de segurança e renda”, defendeu. whatsapp image 2018 01 30 at 10.09.57

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, alertou ao presidente Michel Temer, em seu discurso, sobre a inciativa no Congresso Nacional de retirada da Lei Kandir. A lei isenta de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) produtos destinados à exportação. “Estão querendo taxar o agronegócio em Goiás, no Mato Grosso, no Pará, no Rio Grande do Sul. Não façam isso, não mexam com o agricultor, porque é ele que dá sustentação ao país. Portanto, fica presidente um alerta a vossa excelência, também ao ministro da Fazenda (Henrique Meirelles). Minha posição é contrária a qualquer taxação ou criação de qualquer novo imposto sobre o setor que mais dá certo no Brasil”.

Presenças

O evento de lançamento contou, também, com as presenças do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; Ministro da Integração, Hélder Zahluth Barbalho; Ministro das Cidades, Alexandre Baldy; Governador de Goiás, Marconi Perillo, Presidente do BB, Paulo Cafarelli e do Vice-presidente de Agronegócios do BB, Tarcísio Hübner.

Texto: Nayara Pereira

Fotos: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem