Interage debate fenômeno climático e impactos no agro

Para superintendente seguro rural é garantia do produtor rural Foto Rose AmorimLaryssa Carvalho

Para esclarecer os fatores climaticos além de realizar uma análise completa sobre o mercado da soja, milho, boi gordo e fertilizantes, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), realizou nesta sexta-feira (18), a 4ª edição do programa Sistema Faeg Senar Interage, que visa aproximar os elos da cadeia produtiva, além de esclarecer dúvidas sobre o setor por meio de vídeo conferência.

A 4ª edição da iniciativa, além de contar com as análises de mercado dos consultores da Federação, recebeu também a participação da superintendente de Politicas e Programas de Pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento do Estado (SED), Rosidalva Lopes.

Entre os temas desta edição, o El Niño foi o destaque da vez. Diante do fato de que muitos produtores tem sofrido com o fenômeno, a superintendente explicou quais são suas características e como ele tem afetado a região centro-oeste. “Apesar de ser considerada uma área de transição, é possível prever que esse fenômeno, no estado, se apresente de duas formas em diferentes regiões: El Niño seco e chuvoso”, explica.

De acordo com Rosidalva, a melhor forma do produtor se prevenir é contratando o seguro rural, assim ele conseguirá minimizar suas perdas e recuperar o capital investido na sua lavoura. “Não adianta, apesar de termos evoluído muito em termos de previsão agro meteorológica, contar apenas com a meteorologia. A primeira coisa que o produtor deve fazer é investir no seguro rural. Posterior a isso, ele pode também se prevenir atentando-se sempre às previsões”, enfatiza a superintendente.

Análise de mercado

Sobre o mercado do boi gordo, a assessora técnica para área de pecuária de corte da Faeg, Christiane Rossi, explica que a previsão para exportaçõesConsutores da Faeg expõe conjuntura atual do mercado Foto Rose Amorim tem melhorado as expectativas positivas de exportação da carne bovina, no estado e no país.
Ainda sobre a produção, Rossi destaca uma curiosidade. “No estado o abate de fêmeas tem diminuído drasticamente. Algumas dificuldades encontradas pelo produtor hoje são na aquisição do boi”, aponta.

Sobre as análises do milho, soja, fertilizantes e insumos, os consultores enfatizaram que a crise afetou o mercado dos produtos. Destacaram ainda que o fator clima interfere drasticamente na obtenção do lucro e por tal motivo o seguro rural deve ser visto com bons olhos, não somente pelos produtores, mas também por aqueles que o tornam disponíveis.

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem