Aposta na qualidade da carne e genética animal é tema de abertura de feira em Goiânia

IMG 20160906 110833Nayara Pereira

Considerada a segunda maior feira tecnológica de bovinos no Brasil, a Goiás Genética – feira voltada para a pecuária – foi aberta oficialmente nesta terça-feira (6), em Goiânia. O evento, organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e pela Associação Goiana dos Criadores de Zebu (ABCZ), leva aos pecuaristas e estudantes até o próximo sábado (10), novidades tecnológicas voltadas para o aperfeiçoamento do gado no estado nas áreas como genética, mercado, comercialização, manejo e alimentação. O evento acontece no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, na capital.

Com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e a da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), a feira que traz o tema “Qualidade da Carne” e tem como objetivo a troca de informações e experiências, além de apresentar o que há de novidade na pecuária, em especial das raças zebuínas. “Aqui é um espaço para esclarecer a pequenos e médios produtores de Goiás e também de outras partes do país, além dos estudantes, como o melhoramento genético dos animais pode influenciar na qualidade da carne, em especial o Zebu e a Guzerá”, disse o presidente da AGCZ, Wagner Miranda.IMG 20160906 114521

Wagner completou sua fala destacando o desafio atual dos pecuaristas, que é produzir mais e com qualidade, ocupando um menor espaço de terra. “Temos que avançar na tecnologia para que possamos, através da ciência, produzir com excelência na parte sanitária e em espaços cada vez menores. A demanda pelo consumo da carne com qualidade é crescente, então não podemos deixar de perder em genética, ciência e tecnologia”, falou.

CTM 6610 Jose marioO presidente da Faeg, José Mário Schreiner, por sua vez, destacou o avanço e melhoramento do setor nos últimos anos. “Goiás é forte referência nacional quando o assunto é carne bovina. Muitos municípios são responsáveis pelos números do estado no que diz respeito à produção da carne, mas precisamos investir em ciência e pesquisas voltadas para o avanço maior da genética animal”, disse. Sobre o Goiás Genética, Schreiner frisou a importância do evento. “O Goiás Genética é importante porque discute e busca dar respostas ao mercado exigente que tem aberto as portas para a carne brasileira. A discussão do aprimoramento genético dá respaldo ao consumidor, que está, sim, disposto a pagar por qualidade”, completou.

O superintendente executivo da Secretaria de Desenvolvimento de Goiás (SED), Luiz Antônio Faustino Maronezi, que representou o governador Marconi Perillo na ocasião, falou do papel desempenhado pela agropecuária nos últimos anos. “Há 20 anos, o setor não tinha a força que tem hoje. Quanto avanço! A agropecuária goiana vem dando um importante passo para a evolução do setor e segurando a economia do país”, ressaltou.

Programação diversaCTM 6562 Faustino

Durante a Goiás Genética, os produtores poderão conhecer programas de melhoramento genético. Também será possível avaliar os programas de financiamento que possibilitarão começar o melhoramento e, assim, aumentar a produção e a qualidade da carne. Esta é a sexta edição do evento e, este ano, estarão presentes os especialistas Guilherme Rosa da University of Wisconsin (EUA) e Fernando Baldi, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além das palestras, os participantes conhecerão de perto como é o processo de melhoramento genético em visita monitorada.

A programação tem como como objetivo, possibilitar oportunidades para debater e adquirir conhecimentos sobre manejo, nutrição e, principalmente, como a genética zebuína pode influenciar positivamente os resultados na pecuária. Esta edição busca, ainda, trazer aos pecuaristas as últimas novidades relacionadas à carne zebuína, pesquisas e tecnologias aplicadas ao setor.

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem