AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Assessoramento de abate de bovinos faz parte da programação da Expopec

Imagem

arquivo faegOs pontos críticos de perdas e sugestões de melhorias no processo de pré-abate e abate de bovinos vão ser debatidos durante a 3ª edição da Exposição de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária (Expopec), em Porangatu (GO). O tema faz parte da demonstração do treinamento de assessoramento de abate, que será realizada nos dias 23 e 24 de março pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Alexandre Rui Barbosa. “Como a pecuária passa por uma grande transformação, o tema vai tentar mostrar onde estamos e onde podemos chegar ao entender o que é produzir com qualidade e respeito”, afirma.

Processos

De acordo com Alexandre, no processo de pré-abate é preciso avaliar alguns pontos críticos, como o manejo dos animais na própria propriedade, com o uso de práticas que causam estresse e lesões nos animais como o uso de ferrões, choques, correria e gritos, fatos esses que podem melhorar muito com o uso de práticas de manejo racional. “Além disso, é preciso ficar atento ao embarque dos animais. Na grande maioria é feito em caminhões, sem condições de transportar bovinos e caminhoneiros sem treinamento. O manejo em alguns frigoríficos também requer atenção, já que alguns não apresentam boas práticas de manejo racional e instalações corretas para um bom abate”, informa.

Qualificação

O treinamento de Assessoramento de Abate de Bovinos tem carga horária de 24 horas. O instrutor do Senar Goiás explica que é mais uma ferramenta de ajuda ao homem do campo para entender a parte de produção de carne, além de fortalecer o programa Pesebem da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). “Este treinamento dá continuidade a outro treinamento do Senar Goiás, que é o de Manejo Racional de Bovinos de Corte, que já tem como objetivo melhora as condições de manejo com os animais”, diz.

Expopec 2018

A novidade deste ano da Expopec 2018 é que a exposição terá espaço para a parte de aves também. O evento, considerado um dos principais do Centro-Oeste voltado para a cadeia produtiva da carne, tem o objetivo de divulgar e apresentar as tecnologias direcionadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, de aves, ovina/caprina e suína, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. Para a edição de 2018, a expectativa é receber mais de 20 mil pessoas e superar os R$ 50 milhões em volume de negócios. A realização é da Faeg, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e do Sindicato Rural (SR) de Porangatu.

Estão previstas palestras com renomados especialistas, técnicos e pesquisadores do segmento de pecuária no Brasil. Também vão ser realizadas oficinas e demonstrações, vitrine da carne, espaço para negócios, feiras de touros, exposição de animais, shopping de cavalos, capacitações, festival gastronômico e outras atividades. O público poderá conferir ainda o lançamento e a demonstração de novos produtos, equipamentos, máquinas e serviços.

Ficha Técnica

3ª Expopec

Data: 22 a 25 de março de 2018 (quinta a domingo)

Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’

Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)

Informações e inscrições: www.expopec.com.br

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Comunicação/Faeg

Fabiane Fagundes – (62) 3096-2200 / 98317-0040

Nayara Pereira – (62) 3096-2113 / 99661-7921

Comunicação/Sebrae Goiás

Wilson Lopes de Menezes – (62) 3250-2251 / 99359-8162

Voltz Comunicação – apoio de assessoria de imprensa da Expopec

Fernando Dantas – (62) 99227-2631

Áreas de atuação

Veja também

Empreendedorismo

Notícia

Empreendedorismo da cidade ao campo

Agrodefesa

Notícias

Agrodefesa muda procedimentos para lançamentos de atestados de vacinação contra brucelose em Goiás

CNA

Notícia

CNA e CEPEA divulgam boletim sobre mercado de trabalho do agronegócios brasileiro.

Imagem