Nayara Pereira
Fortalecendo o trabalho em prol do homem do campo, a Associação dos Produtores do Vale do Araguaia (Aprova), recebeu em Britânia, localizada a 325 km de Goiânia, sua nova diretoria. Por dois anos, Marcelo Marcondes será o presidente da entidade, que na ocasião, substituirá Celso Lopes. A solenidade foi acompanhada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, produtores e autoridades da região na noite da última sexta-feira (17).
Para Schreiner, a continuidade de uma associação mostra o potencial e a integração dos produtores no fortalecimento do setor. “A Aprova reforça o papel dos produtores do Vale do Araguaia, principalmente no empenho do setor agropecuário que cresce em meio as incertezas da crise econômica. A continuidade de um trabalho se concretiza a cada passo de um grupo engajado. Eu percebi isso no mandato do Celso e deposito minha confiança na nova diretoria”, afirmou.
Já para Celso Lopes que deixa a diretoria, a sensação é de dever comprido e plena satisfação de representar os produtores da região. “Sinto que nosso trabalho foi reconhecido, porém foram dias em busca de novos alcances para que esse reconhecimento chegasse. Foi uma honra fazer parte de uma entidade forte em Goiás e Mato Grosso”, declarou Lopes que também é pecuarista.
Na visão do novo presidente, o trabalho seguirá em frente, mas com novas perspectivas para a agropecuária brasileira. “Somos poucos produtores em relação ao um país enorme, mas com empenho e muito trabalho será de pleno crescimento”, enfatizou Marcelo Marcondes. Para ele, os avanços na tecnologia e na profissionalização farão com que os produtores evoluam cada vez mais em suas produções.
Aprova
Com 10 anos de fundação, a Aprova foi criada a partir da união entre pecuaristas paulistas e goianos que atuam na região do Vale do Araguaia. A entidade sem fins lucrativos, tem como finalidade a união e o fortalecimento da classe pecuarista, sendo composta por pequenos, médios e grandes produtores.
A associação responde por grande parte da produção de Goiás e Mato Grosso ligadas ao Vale do Araguaia, a economia é voltada em sua maioria pela agropecuária, com um rebanho de cerca de 6,5 milhões de cabeças. Ao todo, 31 municípios fazem parte da associação e movimentam cerca de R$ 2,331 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) dos estados.
Homenagem
Na ocasião, a família do paulista e fundador da Aprova, Nono Benedini recebeu homenagem de produtores e associados que passaram pela diretoria ao longo dos 10 anos de fundação. Carolina Benedini, filha de Nono que faleceu em 2014, representou a família na noite de homenagens. “Meu pai trabalhou arduamente no crescimento da associação. Mesmo não sendo um homem do campo, sua paixão pela área possibilitou que ele chegasse além e contribuísse para um legado que seguirá por muitos anos”, pontou Carolina.