Aulas do curso de paisagismo do Senar Goiás se iniciam no CAS

Imagem

Até quarta-feira, 05, o Centro de Capacitação do Surdo (CAS) localizado no Setor Leste Universitário receberá o curso de paisagismo gratuito do Senar Goiás. Cerca de 16 participantes já começaram a frequentar as aulas teóricas e práticas. De acordo com o instrutor da instituição, engenheiro agrônomo Joaquim Alves da Costa Jr., o paisagismo é a arte e a técnica de promover o projeto, o planejamento, gestão e preservação de espaço livres, urbanos ou não, de forma a processar micro e macro-paisagem.

“Serão três dias de curso onde iremos ter aulas teóricas e práticas com corte da grama, elaboração de artesanato, pintura dos pneus. Tudo isso despertando as criações com a utilização de ferramentas,” explica o instrutor. Para ele, o paisagismo pode ser trabalhado de imediato ou a longo prazo. “As plantas possuem muitos benefícios e harmonizam o ambiente,” ressalta. Uma das alunas é Selma Campos que é autônoma e está aproveitando a oportunidade ofertada. “Os profissionais do Senar são excelentes. Já conheço o trabalho e quero dominar meus conhecimentos neste campo,” disse. Ao comprar plantas ela sempre quer entender a melhor forma de cuidado e disposição. Muito participativa, questionou o professor durante a manhã sobre os estilos de jardins, seus diferentes modelos e as plantas que apresentam.

A professora do CAS, Simone Rodrigues já fez quatro jardins e desde pequena cuida deles porque o pai é raizeiro. “Gosto muito de cactos, suculentas, plantas em formato de coração,” frisou. Ela também falou na Língua Brasileira de Sinais - Libras trocando conhecimentos com os outros participantes. Eberson Souza Moraes aprendeu Libras há um ano e mesmo ainda conhecendo-a fez questão de perguntar ao instrutor sobre a ornamentação dos locais, a arte e sua prática de cultivar esse tipo de jardim. Além de gostar de ajudar as pessoas e de plantas buscou no curso uma maneira de aprimorar seus conhecimentos na área de construção. O participante mora em uma chácara com animais.

O instrutor entregou os kits aos participantes apresentando junto com o mobilizador do Sindicato Rural de Goiânia, Leonardo Barbosa dos Santos sobre os cursos oferecidos pelo Senar voltados à área rural e a importância nacional da instituição. “O Senar presta um serviço para a sociedade. Teremos mais 12 de paisagismo durante este mês nas cidades do interior goiano. Para quem pretende trabalhar com jardim, o paisagismo não são somente flores, mas também decoração,” afirma o instrutor. Após o relato de cada um sobre o que esperavam do curso, eles aprenderam sobre as plantas em geral, técnicas que serão aprofundadas nos outros dias, ciclo perene, estilos de jardins no mundo e no Brasil e parques urbanos.

Comunicação Sistema Faeg Senar

Imagens: Carolina Santana
Áreas de atuação

Veja também

ESG

Notícias

ESG avança nas empresas rurais goianas

Queijos

Notícias

Queijos suíços produzidos em Goiás alcançam mais mercado com assistência do Senar Goiás

Qualificação

Notícias

Qualificação fortalece a arte e o empreendedorismo

Imagem