AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Aulas do curso de paisagismo do Senar Goiás se iniciam no CAS

Imagem

Até quarta-feira, 05, o Centro de Capacitação do Surdo (CAS) localizado no Setor Leste Universitário receberá o curso de paisagismo gratuito do Senar Goiás. Cerca de 16 participantes já começaram a frequentar as aulas teóricas e práticas. De acordo com o instrutor da instituição, engenheiro agrônomo Joaquim Alves da Costa Jr., o paisagismo é a arte e a técnica de promover o projeto, o planejamento, gestão e preservação de espaço livres, urbanos ou não, de forma a processar micro e macro-paisagem.

“Serão três dias de curso onde iremos ter aulas teóricas e práticas com corte da grama, elaboração de artesanato, pintura dos pneus. Tudo isso despertando as criações com a utilização de ferramentas,” explica o instrutor. Para ele, o paisagismo pode ser trabalhado de imediato ou a longo prazo. “As plantas possuem muitos benefícios e harmonizam o ambiente,” ressalta. Uma das alunas é Selma Campos que é autônoma e está aproveitando a oportunidade ofertada. “Os profissionais do Senar são excelentes. Já conheço o trabalho e quero dominar meus conhecimentos neste campo,” disse. Ao comprar plantas ela sempre quer entender a melhor forma de cuidado e disposição. Muito participativa, questionou o professor durante a manhã sobre os estilos de jardins, seus diferentes modelos e as plantas que apresentam.

A professora do CAS, Simone Rodrigues já fez quatro jardins e desde pequena cuida deles porque o pai é raizeiro. “Gosto muito de cactos, suculentas, plantas em formato de coração,” frisou. Ela também falou na Língua Brasileira de Sinais - Libras trocando conhecimentos com os outros participantes. Eberson Souza Moraes aprendeu Libras há um ano e mesmo ainda conhecendo-a fez questão de perguntar ao instrutor sobre a ornamentação dos locais, a arte e sua prática de cultivar esse tipo de jardim. Além de gostar de ajudar as pessoas e de plantas buscou no curso uma maneira de aprimorar seus conhecimentos na área de construção. O participante mora em uma chácara com animais.

O instrutor entregou os kits aos participantes apresentando junto com o mobilizador do Sindicato Rural de Goiânia, Leonardo Barbosa dos Santos sobre os cursos oferecidos pelo Senar voltados à área rural e a importância nacional da instituição. “O Senar presta um serviço para a sociedade. Teremos mais 12 de paisagismo durante este mês nas cidades do interior goiano. Para quem pretende trabalhar com jardim, o paisagismo não são somente flores, mas também decoração,” afirma o instrutor. Após o relato de cada um sobre o que esperavam do curso, eles aprenderam sobre as plantas em geral, técnicas que serão aprofundadas nos outros dias, ciclo perene, estilos de jardins no mundo e no Brasil e parques urbanos.

Comunicação Sistema Faeg Senar

Imagens: Carolina Santana
Áreas de atuação

Veja também

Festa

Notícia

Festa de sabores que dura o ano todo

Soja

Notícia

Soja e milho sofreram pequenas variações na produção na Safra 23/24

Prazo

Notícia

Prazo de vacinação contra brucelose é ampliado até outubro

Imagem