Brasil espera mais produção de soja e recorde na do milho safrinha

Imagem

De acordo com os últimos números da safra 22/23, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de soja no Brasil ficará em torno de 155,7 milhões de toneladas, 24% a mais do que a do ciclo passado. Considerando o relatório da última sexta-feira (09), publicado pelo USDA, o número estimado é de 156 milhões de toneladas, diferença de pouco mais de 300 milhões de toneladas, o que equivale a 19%.

Já analisando as projeções do USDA para a safra de soja 2023/24, esperasse uma produção de 163 milhões de toneladas para o Brasil, isso representa 40% da produção mundial de 410,5 milhões de toneladas. A título de conhecimento, considerando a safra 22/23, a participação do país na produção mundial foi de 42%. A diferença dessa contribuição no cenário mundial está relacionada com a expectativa de crescimento da produção da soja argentina, que deve ter um incremento de aproximadamente 23 milhões de toneladas.

Retomando os números da Conab para o estado de Goiás, a produção permaneceu em 17,7 milhões de toneladas, resultado que se explica pela expansão de 3,5% em área.

Para a cultura do milho, a Conab estima para o Brasil uma produção em torno de 125,7 milhões de toneladas para 22/23, um aumento de 11% comparado à safra 21/22. Já no USDA, a produção esperada é de 132 milhões de toneladas, com uma variação de +4,7% comparando com a previsão da Conab. O que significa dizer que caso a USDA esteja correta, o Brasil responderá por 11% da oferta total do milho no mundo.

Análise: Instituto para Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG)

Áreas de atuação

Veja também

Produtor

Notícias

Produtor assistido pelo Senar Goiás amplia possibilidades de mercado desenvolvendo água ardente de goiaba

Líder

Notícia

Líder GO, oferecido pelo Senar Goiás, forma primeira turma de lideranças para o agronegócio

Incêndios

Notícia

Incêndios no campo: Sistema Faeg/Senar/Ifag reforça estratégias de prevenção

Imagem