Brasil poderá exportar até 20 mil cabeças de gado ao Myanmar

Imagem

gg1 larissa melo 132 siteO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu comunicado do governo de Myanmar sobre a abertura do seu mercado para bois vivos comprados do Brasil. A expectativa do setor produtivo é exportar até 20 mil cabeças por ano ao país asiático.

O acordo bilateral envolve a exportação de gado de elite, principalmente da raça zebuína, que será destinado à reprodução e ao melhoramento do rebanho de Myanmar, a fim de ampliar a produção de carne e leite.

A abertura daquele mercado ao gado vivo brasileiro é resultado da conclusão de negociação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Myanmar. Em maio passado, o país do sul da Ásia começou a comprar material genético brasileiro (sêmen e embriões).

Atualmente, o Brasil exporta bovinos e búfalos vivos para 21 países, além daqueles que compõem o Mercosul, segundo o coordenador substituto de Trânsito e Quarentena Animal do Mapa, Rodrigo Padovani.

A ampliação do acesso a novos mercados importadores de bovinos e material genético é uma das conquistas sanitárias obtidas pelo Brasil na última década.

Texto: Mapa

Foto: Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Criação

Notícias

Criação de codornas: Senar Goiás abre agenda para curso que amplia renda no campo

Possíveis

Notícias

Possíveis casos de raiva em equídeos na região de Porangatu alertam para reforço da vacinação

Superávit

Notícias

Superávit do agronegócio goiano cresce 11,6% e reforça protagonismo do setor em 2025

Imagem