Embasada em um estudo que buscou construir uma visão estratégica do estado de Goiás promovendo a sustentabilidade da agropecuária goiana, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg) redigiu um documento apontando os principais desafios e expectativas do setor e o que os produtores esperam do próximo governante.
A partir das 7h30 desta quinta-feira (25) o presidente da entidade, Leonardo Ribeiro, entrega o documento aos candidatos ao governo, que poderão expor seus respectivos planos de governo acerca do agronegócio goiano. A entrega será realizada no auditório da Faeg e contará com a participação de produtores, presidentes de Sindicatos Rurais (SRs) e parceiros da entidade.
O documento de 36 páginas foi dividido em sete temas que representam as principais expectativas dos produtores rurais de Goiás: responsabilidade social (educação, capacitação profissional, saúde e pobreza rural), infraestrutura e logística, pesquisa assistência técnica e extensão rural, meio ambiente e recursos hídricos, política agrícola, segurança alimentar e segurança rural.
Programação
Após a fala do presidente Leonardo Ribeiro, cada candidato terá 15 minutos para apresentar suas propostas para quem mora ou vive do campo. Após a entrega do documento, cada candidato concederá entrevista coletiva, respondendo aos questionamentos dos presentes. Marconi Perillo (PSDB) chega à sede da Faeg às 8 horas, seguido por Iris Rezende (PMDB), que se apresenta às 9 horas, e Marta Jane (PCB) às 10 horas.
No período da tarde é a vez dos candidatos Professor Weslei (PSOL), que fala às 15 horas e Alexandre Magalhães (PSDC) que apresenta suas propostas a partir das 16 horas.
Devido a problemas de agenda, o candidato Vanderlan Cardoso (PSB) deve receber o documento em um horário alternativo, quando será recebido no gabinete do presidente da Faeg, Leonardo Ribeiro. Já Antônio Gomide (PT) não comparecerá, pois não respondeu à solicitação da Federação.
Programação
Local: Foyer da FAEG – piso inferior
Horário: Abertura 7h30
Marconi Perillo (PSDB): 8h
Iris Rezende (PMDB): 9h
Marta Jane (PCB): 10h
Professor Weslei (PSOL): 15h
Alexandre Magalhães (PSDC): 16h