A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) são parceiros do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás) de workshops sobre o negócio da cadeia produtiva de floresta plantada em Goiás. O primeiro encontro ocorre nesta quinta-feira (19), às 14h, no auditório do Sebrae Goiás, em Goiânia (GO). O segundo workshop será no dia 29 de maio, na sede da Faeg e o terceiro está marcado para o dia 21 de junho, na Fieg. Eucalipto, seringueira e mogno africano serão os temas abordados em cada um dos eventos.
A iniciativa se dá em parceria com diversas entidades, como a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação dos Produtores de Borracha Natural dos Estados de Goiás e Tocantins (Abrop-GO/TO).
Na ocasião, será lançada a publicação ‘Cenário do setor de florestas plantada no Estado de Goiás’, editada pelo Sebrae Goiás e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e ainda a promoção de debates quanto aos desafios e oportunidades para o setor, reforçando o princípio de empreender ações de forma cooperativa.
Ficha técnica
Workshop sobre o negócio da cadeia produtiva de floresta plantada em Goiás
1º workshop
Tema: Eucalipto
Data: 19 de abril
Local: Auditório do Sebrae Goiás – Goiânia (GO)
14h — Abertura Sebrae-GO/ Embrapa
14h30 — Apresentação da publicação: Cenário do Setor de Florestas Plantadas no Estado de Goiás Palestrante: Cristiane Reis
15h — Panorama mercadológico da Cadeia Produtiva do Eucalipto no Brasil (Palestrante: Ivan Tomaselli)
15h40 — Dinâmica para identificação de Oportunidades e Desafios do Setor de Florestas Plantadas em Goiás a fim de elaborar respostas para os seguintes tópicos:*
1. O que fazer para que o negócio do Eucalipto seja sustentável?
2. Identificar as oportunidades de mercado.
3. O que fazer para que os empreendedores atuem de forma cooperativa?
4. Quais as políticas públicas que precisam ser implementadas para potencializar o setor?
18h40 — Consolidação das propostas
18h50 — Encerramento
*As respostas desta dinâmica têm o objetivo de contemplar toda a cadeia
2º workshop
Tema: Seringueira
Data: 29 de maio
Local: Auditório da Faeg
Horários a definir
3º workshop
Tema: Mogno africano
Data: 21 de junho
Local: Auditório da Fieg
Horários a definir