Nayara Pereira
Localizada no sudoeste goiano, a cidade de Mineiros, recebeu neste último sábado (12) mais uma edição do Faeg/Senar em Ação, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás). O evento ocorreu no Parque de Exposição e contou com a participação de mais de 6 mil pessoas que buscaram atendimentos relacionados à cidadania e à saúde.
Recebido com muito carinho pela população “mineirense”, o presidente da entidade, José Mario Schreiner, agradeceu cada um pela receptividade e participação durante todo o dia. “Assim como todos que estiveram aqui colaborando para a organização do evento juntamente com nossos parceiros, o meu muito obrigado. Nosso carinho ainda maior é para todos que estão aqui desde muito cedo para receberem atendimento”, enfatizou José Mário Schreiner.
Além dos agradecimentos à população, o presidente lembrou carinhosamente dos tempos em que viveu no município. “Mineiros é uma cidade que me deu quase tudo que na vida. A gratidão que tenho por vocês é enorme e, sem sobra de dúvidas, as ações sociais aqui desempenhadas, certamente farão diferença na vida de cada um”, afirmou.
Entre os atendimentos disponibilizados à população, estavam: clínico geral, pediatria, dermatologia, odontologia, oftalmologia, PSA, exame preventivo (Papanicolau), teste de glicemia, aferição de pressão, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Além da presença de psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, escovação infantil e atendimento de educadores físicos para a terceira idade.
No que diz respeito à Cidadania, o dia contou com cadastro de CPF, emissão de Carteiras de Identidade, orientações jurídicas, escova, hidratação, corte de cabelo e maquiagem.
Check up completo
Atento a cada palavra do presidente, o jardineiro Antônio Nunes dos Santos, de 51 anos, fez questão de enaltecer o trabalho desempenhado por José Mário e pela equipe que se fazia presente. “Devemos reconhecer a dedicação e a atenção de pessoas que olham por nós, assim como o meu amigo José Mario Schreiner, que sempre está disposto a nos atender em que precisarmos”, ressaltou “seu” Antônio.
Assim como todos que buscaram atendimento, o jardineiro foi um dos primeiros a ser atendido na estação de exame de prevenção de próstata. “Depois que operei minha perna de um acidente de moto, resolvi cuidar da minha saúde, e hoje tive a oportunidade de fazer o meu segundo exame de prevenção, o atendimento foi rápido e com muita atenção”.
“Seu” Antônio passou também pelo atendimento psicológico, pela odontologia, aferição de pressão e fez ainda passada rápida na estação de beleza para dar um trato no visual.
Da pedagogia à profissionalização no campo
Um dos atrativos que o Faeg/Senar em Ação proporciona aos visitantes são as bancas dos expositores, que tem a oportunidade de divulgarem os trabalhos feitos através dos cursos profissionalizantes proporcionados pelo Senar Goiás. Alguns participam de vários deles, agregando conhecimento e aumento na renda familiar. Um exemplo é a pedagoga e proprietária rural, Eva Nunes Martins, de 45 anos, que têm no currículo quatro cursos oferecidos pela entidade.
“Mesmo com minha profissão, desejava agregar mais conhecimento com o tempo que tinha livre e cuidar melhor das plantações que tenho. Comecei com o curso de Ovinocultura e logo depois Piscicultura, já plantava antes, mas, não tinha a teoria para auxiliar na prática”, ressalta Eva.
Em busca de mais conhecimentos, a pedagoga foi além, agregou em sua propriedade a produção de açúcar mascavo, que também faz parte dos cursos oferecidos pelo Senar por meio do Sindicato Rural de Mineiros. Segundo ela, a produção diária chega a mais de 80 quilos por dia. “Já estamos na segunda remessa. A produção não para,” diz.
Além dos cursos voltados para a produção, algo em especial ligado ao artesanato chamou a atenção da pedagoga, a pintura em tecidos. Hoje, chega a confeccionar os desenhos em panos de pratos para lojas em Mineiros e cidades vizinhas. “Os primeiros que pintei durante o curso, foram portas de entrada para a primeira comercialização, de lá pra cá, só tem aumentado”. Quem passou pelo evento, pode conhecer um pouco do seu trabalho.
Microempreendedora
Há pouco mais de dois anos, a agricultora Zenaide Jesus Almeida, de 41 anos, criou uma miniempresa em parceria com três sócias. A ideia surgiu durante o curso de Panificação Rural realizado pelo Senar em parceria com o Sindicato Rural da cidade. “No começo foi um pouco difícil, mas logo conseguimos estabilizar e levar nosso negocio para frente”.
Mesmo com pouco tempo de profissionalização, “dona” Zenaide e as parceiras buscaram unir parceiras para consolidar o próprio negocio. “O Senar nos ajuda bastante, eu sempre falo que ele é nosso braço direito”, afirma.
Outro fator, segundo a agricultora, é a oportunidade de mostrar o trabalho em um grande evento como o de sábado. “Sempre faço questão de participar e divulgar grandes eventos como esse, realizados pela Faeg”. Para ela, essa é uma oportunidade para muitos buscarem se profissionalizar. “Todos que visitam minha banca falo dos conhecimentos adquiridos durante o curso. E se for preciso, explico várias vezes”.
Solenidade
A abertura contou com a presença de vereadores, presidente da Câmera Municipal, Odmar Ferreira; presidente do Sindicato Rural de Mineiros, Fernando Mendonça e o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, fizeram parte da solenidade. Além de parceiros e autoridades dos municípios vizinhos que também estavam presentes.