Michelle Rabelo
Á frente do Sindicato Rural (SR) de Niquelândia como interino, Cirino Vicente Ferreira tomou posse na última sexta-feira (30) como presidente eleito, agora pelos próximos três anos. O evento, durante o qual foi empossada toda a nova diretoria, contou com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, que fez questão de destacar a importância do trabalho realizado pelos Sindicatos Rurais. “Assumir um SR é hoje um grande desafio e todos estão de parabéns por se dedicar a essa missão. Vocês são agora os responsáveis por fazer com que o nosso trabalho realmente consiga transformar a vida das pessoas para melhor”, declarou.
Cirino aproveitou a oportunidade para fazer uma espécie de prestação de contas, apontando como benfeitorias de sua gestão como interino a reforma do prédio onde está instalado o SR, o trabalho de estímulo as comunidades urbanas e rurais com o oferecimento de treinamentos, a implantação do Centro de Equoterapia da cidade, entre outras ações. O presidente também citou, com orgulho particular, a implantação de um polo do Ensino à Distância (EaD), com o oferecimento do Curso Técnico em Agronegócio.
Abordando o tema educação, o também presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), José Mário Schreiner, falou sobre a parceria da entidade com o SR de Niquelândia e sobre o empenho da diretoria que “trabalha de sol a sol ao lado de Cirino”. “Aqui temos uma gama enorme de oportunidades, mas ainda temos que evoluir muito quando o assunto é capacitação: apenas 15% dos produtores têm acesso ao conhecimento, a tecnologia e a oportunidades. E para isso precisamos de parceiros como meu amigo Cirino”, pontuou.
Entre os desafios do próximo mandato, Cirino pretende, entre outras coisas, reduzir os custos administrativos do SR, trabalhar por cum convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a fim de conseguir um trator novo por ano, e levar para a cidade mais cursos e treinamentos do Senar Goiás.
“Cirino Vicente, que esteve à frente do SR como interino, hoje assume a presidência por votos de confiança, o que me emociona demais. Agora ele dará voos altos, ajudando a estruturar e reestruturar as possibilidades de quem vive da terra. Que a agricultura e a pecuária de Niquelândia sigam firmes, contribuindo mais do que nunca para a economia do nosso estado”, completou Schreiner, que estava acompanhado pelo vice-presidente institucional da Faeg, Bartolomeu Braz.