CNA discute demandas de produtores de grãos

Imagem

O levantamento de informações para o Plano Agrícola e Pecuário 2019/2020 foi um dos assuntos debatidos na reunião da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na terça (19), em Brasília. Para o presidente da Comissão, Luiz Alberto Novaes, o encontro discutiu as demandas do campo, por meio das federações de agricultura e pecuária dos estados, para a próxima safra. A CNA está realizando encontros regionais para levantar as principais necessidades dos produtores.

“Tivemos discussões sobre crédito rural, seguro agrícola e desburocratização dos procedimentos voltados para o Plano Agrícola e Pecuário 2019/2020. Vamos enviar um questionário para as federações para que possam fazer um levantamento juntos aos seus sindicatos e produtores rurais para formar um documento sobre as demandas necessárias do setor e encaminhá-las ao governo federal”.

Outro tema abordado foi o Convênio ICMS nº100/1997, que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para insumos agropecuários. A medida tem validade até o final de abril e a CNA quer a renovação do convênio. “Discutimos questões tributárias e o Convênio 100 recebeu uma atenção especial, pois vence agora em abril e precisamos fazer um trabalho para que não acabe. Se a isenção do ICMS sobre os insumos agropecuários não for renovada, o produtor pode ter um impacto de até a 10% sobre os seus custos de produção”.

Ainda no encontro, a Comissão abordou a Instrução Normativa 59/2018, que normatiza a prática do refúgio. A CNA defende a revogação do texto. Atualmente, a implementação da IN do refúgio é de responsabilidade exclusiva do produtor rural. “O produtor não é contra estas áreas, mas precisamos discutir mais este assunto com as empresas para que disponibilizem material convencional de alto potencial produtivo”, afirmou Novaes.

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Wenderson Araujo

Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Novo

Infraestrutura

Novo Instrumento de Convocação é Publicado - Pavimentação da Rodovia GO-147

Imagem