CNA discute produção de bioinsumos on farm

Imagem

O Grupo de Trabalho de Tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na segunda (15) para avaliar e propor melhorias no Projeto de Lei nº 658/2021, que trata sobre classificação, tratamento e produção de bioinsumos por meio do manejo biológico on farm (dentro da propriedade).

Atualmente, a produção para uso próprio é disciplinada com base na Lei nº 10.831/2003 (sobre a agricultura orgânica), que exige a criação de um processo de registro diferenciado para os produtos fitossanitários. O tema também é regulado pelo Decreto nº 6.913/2009, que isenta de registro os produtos fitossanitários produzidos exclusivamente para uso próprio na agricultura orgânica.

Segundo o coordenador do GT de Tecnologia da CNA, Reginaldo Minaré, o principal objetivo da reunião foi verificar a compatibilidade e a necessidade de ajustes no projeto de lei perante a estrutura normativa em vigor e em construção, visto que o Ministério da Agricultura já está preparando uma portaria para estabelecer os parâmetros mínimos na produção para uso próprio de produtos fitossanitários com uso aprovado para a agricultura orgânica.

“Sempre com a intenção de garantir a liberdade dos agricultores para a produção de bioinsumos para uso próprio e a segurança jurídica para que esta produção aconteça”, afirmou Reginaldo Minaré.

Outro tema da reunião foi o funcionamento da logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas e potenciais dificuldades enfrentadas no cumprimento pelos produtores rurais.

O gerente de operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Antonio Carlos Amaral, fez uma apresentação sobre o Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos. Ele explicou pontos como o funcionamento, o fluxo e a rastreabilidade do Campo Limpo, que já destinou mais de 550 mil toneladas de embalagens vazias entre 2002 e 2019.

“É um sistema único e que tornou o Brasil referência mundial na destinação ambientalmente correta de embalagens vazias de defensivos, com uma média anual de 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas”, disse.

Também participaram do encontro o coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva, membros do GT e representantes de Federações da Agricultura estaduais.

Fonte: CNA


Áreas de atuação

Veja também

Atenção

Notícias

Atenção produtor: vazio sanitário da soja começa neste sábado, 27 de junho, em Goiás

AgroBR

Notícias

AgroBR abre inscrições para produtores participarem de uma das maiores feiras internacionais do setor de frutas

Senar

Notícias

Senar Goiás fortalece agroindústrias com apoio para obtenção do Serviço de Inspeção Municipal

Imagem