A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fizeram na quinta (25) uma primeira reunião para construir um termo de cooperação técnica com o objetivo de gerar indicadores e informações consolidadas sobre a produção agropecuária.
O tema foi tratado em encontro por vídeoconferência entre a Superintendência Técnica da CNA, o presidente da Conab, Guilherme Soria Bastos Filhos, e a Diretoria de Política Agrícola e Informações da estatal para definir os pontos prioritários que podem ser trabalhados de forma conjunta pelas duas entidades.
A ideia inicial é atuar em quatro eixos: custos de produção, levantamento de safra, inteligência de mercado e estoques. Hoje foi um primeiro passo para definirmos os temas prioritários. Em um próximo encontro, discutiremos o que cada entidade faz ou pode vir a fazer dentro de cada um desses assuntos, para termos base para construirmos o plano de ação , explicou o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi.
Na parte dos custos de produção, a proposta é otimizar o trabalho que CNA e Conab já fazem, somando esforços para fornecer dados ainda mais consolidados para o setor. No levantamento de safra, as federações e sindicatos podem usar suas estruturas para apurar informações e auxiliar o governo no fortalecimento das estimativas.
Em relação à inteligência de mercado, o ponto levantado foi a geração de indicadores de preços de insumos, por exemplo, para orientar produtores rurais nas suas tomadas de decisão no dia a dia da atividade para melhorar a gestão da propriedade, além de aprimorar e elaborar políticas públicas para o setor.
CNA e Conab também debateram a formação de dados sobre armazenagem de estoques no país com o intuito de fazer um diagnóstico da situação e desenvolver estatísticas.
Também participaram do encontro pela CNA a superintendente técnica adjunta, Natália Fernandes, o coordenador do Núcleo Econômico, Renato Conchon, o coordenador de Inovação, Matheus Ferreira, o coordenador de Produção Agrícola, Maciel Silva, o coordenador do Projeto Campo Futuro, Thiago Rodrigues, o coordenador de Inteligência de Dados, Diego Humberto e o assessor econômico Paulo Camuri.
Pela Conab estiveram na reunião o diretor de Política Agrícola e Informações, Sergio de Zen, o superintendente de Informações do Agronegócio, Cleverton Santana, e o gerente de Produtos do Agronegócio, Thomé Guth.
Fonte: Página Rural
Imagem: Divulgação