CNA e Conab planejam parceria para geração de informações no agro

Imagem

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fizeram na quinta (25) uma primeira reunião para construir um termo de cooperação técnica com o objetivo de gerar indicadores e informações consolidadas sobre a produção agropecuária.

O tema foi tratado em encontro por vídeoconferência entre a Superintendência Técnica da CNA, o presidente da Conab, Guilherme Soria Bastos Filhos, e a Diretoria de Política Agrícola e Informações da estatal para definir os pontos prioritários que podem ser trabalhados de forma conjunta pelas duas entidades.

A ideia inicial é atuar em quatro eixos: custos de produção, levantamento de safra, inteligência de mercado e estoques. Hoje foi um primeiro passo para definirmos os temas prioritários. Em um próximo encontro, discutiremos o que cada entidade faz ou pode vir a fazer dentro de cada um desses assuntos, para termos base para construirmos o plano de ação , explicou o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi.

Na parte dos custos de produção, a proposta é otimizar o trabalho que CNA e Conab já fazem, somando esforços para fornecer dados ainda mais consolidados para o setor. No levantamento de safra, as federações e sindicatos podem usar suas estruturas para apurar informações e auxiliar o governo no fortalecimento das estimativas.

Em relação à inteligência de mercado, o ponto levantado foi a geração de indicadores de preços de insumos, por exemplo, para orientar produtores rurais nas suas tomadas de decisão no dia a dia da atividade para melhorar a gestão da propriedade, além de aprimorar e elaborar políticas públicas para o setor.

CNA e Conab também debateram a formação de dados sobre armazenagem de estoques no país com o intuito de fazer um diagnóstico da situação e desenvolver estatísticas.

Também participaram do encontro pela CNA a superintendente técnica adjunta, Natália Fernandes, o coordenador do Núcleo Econômico, Renato Conchon, o coordenador de Inovação, Matheus Ferreira, o coordenador de Produção Agrícola, Maciel Silva, o coordenador do Projeto Campo Futuro, Thiago Rodrigues, o coordenador de Inteligência de Dados, Diego Humberto e o assessor econômico Paulo Camuri.

Pela Conab estiveram na reunião o diretor de Política Agrícola e Informações, Sergio de Zen, o superintendente de Informações do Agronegócio, Cleverton Santana, e o gerente de Produtos do Agronegócio, Thomé Guth.

Fonte: Página Rural

Imagem: Divulgação

Áreas de atuação

Veja também

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Imagem