Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acredita que em 2018, no setor agropecuário, boas perspectivas agrícolas para a produção deverão favorecer o setor. A avaliação consta de material distribuído à imprensa na terça-feira, 5 de dezembro, a respeito das perspectivas para o próximo ano.
“A projeção para o próximo ano é positiva para o crescimento da economia nacional”, citou a CNA. Em seu cenário base, a instituição projeta crescimento de 0,5% para o PIB – Renda do agronegócio. “A produção mundial de grãos deverá recuar por conta dos altos estoques de passagens, com isso, poderão ser criadas condições positivas para os preços agropecuários no Brasil”, avaliou a CNA.
“Outro fator que será determinante para os produtores brasileiros é a definição da última safra norte-americana, antes da divulgação da Lei Agrícola Americana, a Farm Bill”, disse. No segundo cenário considerado pela CNA para 2018, se Congresso e Executivo não perderem o foco em relação às reformas, a economia brasileira como um todo pode crescer até 2,5%. Neste caso, a projeção para o PIB – Renda do agronegócio é de 1% no próximo ano.
Texto: Conteúdo Estadão
Foto: Ernesto de Souza