A noite desta quinta-feira (26) foi especial para 20 empresas goianas, sendo sete ligadas diretamente ao agronegócio. Elas foram homenageadas por encabeçarem a lista das que mais contribuíram com a arrecadação do ICMS em Goiás no ano de 2013. O evento, que foi organizado pelo jornal O Popular em parceria com o governo estadual - por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) -, ocorreu no espaço Memoratto, em Goiânia. Entre as homenageadas: a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
Intitulado "Os maiores do ICMS", o evento teve seis etapas e na noite desta quinta-feira (26) foi realizado o encerramento, com a homenagem das empresas e das entidades que representam os segmentos dos quais elas fazem parte. As outras etapas do evento foram realizadas em Rio Verde - com o tema agronegócio, em Itumbiara - com o tema exportação, em Catalão – com o tema mineração, em Luziânia – com o tema infraestrutura, e em Anápolis – com o tema logística.
De acordo com os organizadores, o intuito do evento foi levar conhecimento, incentivar os empresários regionais a serem assíduos com o pagamento do ICMS, e destacar a importância da arrecadação e da gestão de recursos para o desenvolvimento de Goiás.
Desta vez, a capital do Estado foi escolhida para sediar a entrega de troféus que representam a grande contribuição das empresas para Goiás. Para o governador Marconi Perillo, a arrecadação do ICMS é indispensável para o Estado. “Com esse dinheiro realizamos obras, investimos em infraestrutura, em responsabilidade social e ambiental, e criamos um centro de prosperidade goiano, que está diretamente ligado aos sonhos de quem mora nessa terra”, disse.
Empresas e entidades
Entre as entidades homenageadas, estava, além da Faeg, o Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg), a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio) e a Federação das Indústrias de Goiás (Fieg).
Das 20 empresas homenageadas, sete são ligadas diretamente ao agronegócio: Arroz Cristal, Bunge, Caramuru, Cargil, Jonh Dieer, Piracanjuba e Raízen.
Já no âmbito das entidades, o presidente da Faeg, Leonardo Ribeiro, disse que recebeu a homenagem, muito honradamente, em nome dos 120 mil produtores rurais de Goiás, que “diariamente se dedicam a importante atividade da produção de alimentos” e que a homenagem é o resultado da arrecadação de R$ 300 milhões em ICMS a partir da comercialização desta produção.
O presidente ratificou que o valor é bastante expressivo e que quando inserido na cadeia de transformação e agregação da agroindústria, resulta em um valor ainda maior na casa de R$ 2,7 bilhão. Leonardo ainda evidenciou o fato de que das 16 empresas homenageadas, sete são ligadas diretamente ao agronegócio. “Isso demostra a importância e a força da produção agropecuária do estado e que uma vez que esse tributo é bem aplicado, não só em infraestrutura, mas também em todos os serviços necessários ao bem estar do produtor rural – como educação, saúde e segurança pública –, poderemos ver esse resultado ser multiplicado em até quatro vezes”, pontuou.