Comissão de Irrigação da CNA questiona aumento pelo uso da água

Imagem

A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na quarta feira (15), na sede da entidade em Brasília, para debater o aumento da cobrança pelo uso da água na bacia do São Francisco. A Faeg Goiás esteve presente e aproveitou para discutir um problema que afeta os produtores rurais goianos: a forma de aferição de vasão de água captada pelos irrigantes nos rios aqui no estado.

“ A gente entende que estão fazendo exigências sem especificações. Continuam deixando o produtor numa insegurança jurídica. Não tem especificação de modelo das coisas e nem de como devem ser feitas. Por isso estamos pedindo uma discussão nacional”, explicou Jordana Gabriel Sara, consultora da Faeg, e membro do Conselho Estadual de Recursos hídricos .A intenção é que a partir daí, tenha um a regulamentação quanto ao melhor tipo de equipamento para a aferição do vasão e que a gestão da água seja feita com qualidade


Outro ponto de debate foi o aumento da energia elétrica por conta da mudança da forma de cálculo. Foi pedido apoio da equipe técnica tributária para fazer um estudo e saber se esse cálculo da conta do irrigante está sendo feito da forma certa.“O produtor já paga um imposto que vai para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). O problema é que agora querem cobrar dele o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas faturas de energia. Neste caso, a CNA entende que é uma forma de bitributação”. Destacou o presidente da Comissão, Eduardo Veras. Veja mais no vídeo.



Assessoria de Comunicação Sistema Faeg/ Senar

Imagens: CNA

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem