Planejamento
Com o objetivo de discutir e planejar ações para o setor da pecuária de corte, apresentar um balanço das atividades realizadas em 2016 e apontar propostas de trabalho para este ano, a Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) se reuniu na sede da instituição. Estiveram presentes pecuaristas, técnicos, consultores, além de representantes de Sindicatos Rurais (SRs) e de entidades como Universidade Estadual de Goiás (UEG), Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRVM-GO), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Superintendência Federal de Agricultura (SFA) em Goiás.
A reunião foi presidida pelo presidente da Comissão, Maurício Velloso, que apresentou um relatório dos trabalhos desenvolvidos durante 2016 e enfatizou a importância de levar capacitação e informações aos pecuaristas, contribuindo para ampliar o mercado da carne e a qualificação dos técnicos. Para ele, o ano foi de muito trabalho e bons resultados. “Desenvolvemos muitas atividades para o setor. Realizamos oito encontros regionais e 11 painéis de custo de produção, todos com a finalidade de ouvir as reivindicações dos pecuaristas. A Faeg também atuou como representante dos produtores junto aos órgãos de regulação e fiscalização como a Secretaria da Fazenda e Agrodefesa, em busca de melhorar interação entre todos”, conclui.
O pecuarista e membro do Sindicato Rural de Jataí, Alceu Ayres, fez uma análise positiva do trabalho da Comissão de Pecuária de Corte em 2016. Ele destacou a divulgação do programa Pesebem e o trabalho de assistência técnica. “Mesmo com custos de produtos como o fertilizante em alta e uma mão de obra cara, a atividade se manteve estável”, ressalta. Para o gerente da Assocon, Bruno de Jesus Andrade, o mercado está estagnado desde o ano passado. “Tudo indica que a situação só deve mudar no final do primeiro semestre deste ano”, pontuou.
Expopec
Durante o encontro, Maurício Velloso destacou a realização da 2ª Expopec - Exposição das tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de março, em Porangatu. Durante os quatro dias de evento, o público poderá participar de discussões e sugestões de políticas públicas sobre a cadeia produtiva, mercados bovinos, suínos e ovinos-carneiros e ainda participar de palestras com renomados especialistas e consultores do mercado, como o Dr. Drauzio Varella.
Texto: Francis Telles Foto: Larissa Carvalho