Comissão de Silvicultura debate temas relevantes do setor florestal

Imagem

x5l6495Os representantes da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniram nesta terça-feira (16) para discutir as ações dos próximos meses. A consultora técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Jordana Sara, participou da reunião por meio de videoconferência.

O Plano Nacional de Recuperação de Vegetação Nativa (Planaveg) foi um dos temas tratados. De acordo com o presidente da Comissão Nacional e também presidente da Comissão de Silvicultora da Faeg, Walter Rezende, a proposta é buscar maior representatividade junto à gestão do Plano para que as responsabilidades sejam compartilhadas e não fiquem apenas nas mãos dos produtores rurais.

“Nós precisamos estar próximos da Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (Conaveg), para que o setor produtivo seja representado. O Plano estabelece muitas responsabilidades e nós não podemos deixar que todas elas sejam atribuídas aos produtores rurais”, disse Walter.

O núcleo de execução da borracha natural também foi assunto de discussão da reunião. O assessor técnico da CNA, Maciel Silva, afirmou que a ideia é criar uma agenda estratégica para aumentar a competividade da cadeia produtiva da borracha.

“Nós entendemos que o setor passa por dificuldades e precisa da união dos elos da cadeia produtiva, da assistência técnica e do governo para que as ações sejam propostas. Com esse objetivo, o Núcleo de Execução foi criado”.

Por fim, a Comissão debateu a produção de energia a partir da biomassa florestal e a comercialização dessa energia por meio dos leilões públicos. Os principais entraves enfrentados para participação da biomassa nos leilões e a proposição de ações a serem executadas para solucioná-los foram apresentados.

“Com um forte empenho da CNA, a biomassa florestal foi incluída entre as fontes de energia do Plano de Decenal de Expansão de Energia (PDE). No entanto, a biomassa tem enfrentado dificuldades para concorrer com outras fontes de energia nos leilões e foi com foco na solução dessas dificuldades que nos reunimos novamente”, concluiu Maciel.

Texto e foto: CNA

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem