Com a intenção de fazer parte do programa Balde Cheio e buscar melhorias para suas propriedades leiteiras, cerca de 30 produtores foram até Itarumã conhecer a chácara de Luiz José Machado. Ele é integrante do programa desde 2013 e sua propriedade, uma Unidade Demonstrativa, já apresenta resultados positivos em relação à produção de leite e aos rendimentos.
A visita aconteceu na última sexta-feira (6) e, na ocasião, falaram aos presentes o técnico regional Raí Valle de Souza, o coordenador do Balde Cheio, Marcos Henrique Teixeira, o supervisor Regional do Sudoeste, Renildo Marques, e o presidente do Sindicato Rural (SR) de Itarumã, Elson Freitas.
Durante a visita, o objetivo era apresentar a propriedade aos possíveis participantes do Balde Cheio, assim como a situação de outras propriedades assistidas. “Queremos mostrar na prática o que é apresentado para eles na teoria. Mostrar que dá certo. Toda essa visita é para eles saírem daqui incentivados e acreditarem que é possível ganhar dinheiro com o leite”, pontua Raí.
Para Elson, o Balde Cheio é um dos melhores programas de assistência ao produtor rural em Goiás. “Prova viva é o Luiz, que chegou a produzir 460 litros de leite por dia e que conseguiu alcançar a 1ª meta, 400 litros/dia, com 18 meses de projeto”, destaca.
Mas para chegar até esse patamar, o produtor precisou arregaçar as mangas e confiar nas instruções do técnico responsável. Raí visita a propriedade uma vez por mês e acompanha de perto todo tipo de variação, como o pico de produção que é feito a partir do que o animal come e do que ele produz.