Em seu 6º levantamento da safra 2020/21, a Conab estimou a safra de Goiás em 27,9 milhões de toneladas, crescimento de 1,6% em relação a safra passada. Foi o primeiro levantamento que aponta que no estado teremos uma safra recorde de grãos. Com estes números Goiás se consolida com 4º maior produtor de grãos do país.
Estes números são resultantes de um aumento na expectativa de produção de soja e milho 2ª safra em Goiás. Em relação ao mês anterior, a Conab estima que poderemos colher mais 314 mil toneladas de soja e 147 mil toneladas de milho 2ª safra.
Ainda de acordo coma Conab, a soja de ciclo mais longo tem seu potencial produtivo elevado com os bons volumes de chuvas de janeiro e fevereiro. Assim a produtividade média do estado foi corrigida para cima. Já no caso no milho 2ª safra, o crescimento de produção tem como explicação devido à expectativa do avanço de área plantada com o cereal.
Em seu relatório a Conab citou o atraso na colheita, porém não fez nenhuma menção em relação a algumas perdas de lavouras devido o excesso de chuvas. Houve citação também no atraso do plantio do milho.
No mais, os destaques negativos da safra 2020/21 continuam a ser o algodão e o milho 1ª safra, que registraram redução na produção de 23% e 32%, respectivamente. Pelo lado positivo o destaque e a produção de trigo e sorgo, com avanço de 52% e 18,4% em relação a safra passada.
Fonte Sistema Faeg Senar Ifag