Conab estima produção goiana de grãos de 28 milhões de toneladas

Imagem

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou hoje (08/06) o 9º levantamento da safra 2021/22 referente ao mês de junho. De acordo com a entidade, Goiás deverá produzir 28,13 milhões de toneladas, expressando uma alta de 14,3%, em relação à safra passada. No entanto, quando se compara com o levantamento de maio, o volume estimado a ser colhido pelo estado foi reduzido em 1,19 milhões de toneladas, ou -4%.

Para o milho, a Conab reduziu ainda mais a estimativa de produção. Agora a produção goiana total do cereal alcançará 10,18 milhões de toneladas, correção de -9,2% em relação ao levantamento de maio. A principal motivação para a queda da produção destes produtos foi a redução drástica nas precipitações e da geada que atingiu algumas regiões do país, e que acabou por comprometer a produtividade das lavouras semeadas fora da janela ideal.

Assim como o milho, outras culturas também sofreram redução na estimativa de produção em Goiás, neste novo relatório, com destaque para o Algodão (-3,3%); Feijão 2° Safra (-23,3%); Sorgo (-5,5%) e Girassol (-4,2%). Vale ressaltar que todas essas culturas são de segunda safra, e que a principal motivação para essa redução nas produções foi, também, o baixo índice pluviométrico, que atingiu algumas regiões do estado, causando perdas significativas às culturas.

Em relação aos dados nacionais, o Brasil deve colher no ano agrícola 2021/22, 271, 2 milhões de toneladas, uma produção 6,17% maior que na safra passada. No cenário nacional da oleaginosa, houve uma redução de 10,1%, fazendo com que o grão alcance uma produção de 124.268 milhões de toneladas.

Comunicação Sistema Faeg/IFag

Áreas de atuação

Veja também

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Imagem