CONAB estima redução de 3,3% na produção de cana-de-açúcar no ciclo 2024/25

Imagem


Foi divulgado hoje, quinta-feira (22), o 2° levantamento da safra 24/25 da cana-de-açúcar pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No contexto brasileiro, verifica-se uma redução significativa na produção de cana-de-açúcar em relação à safra passada, evidenciando uma queda ao se comparar os dados com o ciclo produtivo anterior. A estimativa é de queda de 3,3% em relação à safra 2023/24, resultando em uma produção estimada em 689,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Entretanto, a nova projeção apresenta uma perspectiva mais otimista do que a divulgada no levantamento anterior, principalmente devido às condições climáticas favoráveis na região Nordeste, que proporcionaram um desenvolvimento robusto das culturas de cana-de-açúcar.

Já para o Centro-Oeste, o levantamento aponta que a produção da região atingirá 149,16 milhões de toneladas, o que representa 2,8% de aumento comparado à safra de 2023/24.
De acordo com a publicação, em Goiás com a expansão da área cultivada e a elevação do rendimento, a produção total de cana-de-açúcar é projetada para superar a safra anterior. As lavouras beneficiadas pelas chuvas adequadas e pelas práticas culturais rigorosas, resultaram em um ótimo rendimento. A produtividade do estado por hectares está estimada em 81,3 kg/ha, aumento de 1,4% comparado ao ciclo anterior 23/24. A produção da cultura também apresentou acréscimo de 3,5% referente ao último ciclo, chegando a 79,3 milhões de toneladas.

De acordo com o levantamento, a produção de etanol de cana-de-açúcar total no Brasil pode chegar a 28,4 bilhões de litros, acréscimo de 4,21%. Em Goiás, a produção esperada é de 4,73 bilhões de litros, redução de 0,20% quando comparado ao ciclo 2023/24.

Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)

Comunicação Sistema Faeg/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem