Conab fará primeiro leilão de milho em Goiás

Imagem

milho-leiloesAtendendo pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), feito na semana passada, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou, nesta quarta-feira (7), edital para o leilão das primeiras 100 mil toneladas de milho em Goiás pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O leilão será na próxima terça-feira (13/08), às 8 horas. Abrangerá 43 municípios e será na modalidade de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro).

O presidente da Faeg, José Mário Schreiner (ouça entrevista abaixo) explica que a entidade teve de recorrer ao Ministério devido ao excesso de milho que se encontra no mercado goiano, situação que desequilibra o mercado e que tem feito a saca do produto valer menos que o preço mínimo. A expectativa é de que, com os primeiros leilões, o mercado reaja.

José Mário esteve na semana passada com o secretário de Política Agrícola do MAPA, Neri Gueller, para oficializar o pedido. Na ocasião, o Ministério garantiu que serão realizados quantos leilões forem necessários para que o mercado volte ao equilíbrio.

Com o edital publicado (acesse arquivo abaixo), o produtor precisa ficar atendo às regras do leilão. O economista e analista de mercado da Faeg, Pedro Arantes explica que o produtor deve procurar um corretor, pois o leilão será em bolsa de mercadorias.

Após o leilão, o produtor terá apenas trinta dias para concretizar e comprovar a venda do produto oferecido. Por isso, Arantes recomenda que o produtor vá para o leilão já tendo um comprador em vista.

O valor de R$ 15,54 por saca será o mínimo permitido pelas regras do leilão para que o produtor comercialize o produto.

Todas as transações deverão ser comprovadas em nota ao governo que, este ano, prometeu rígida fiscalização sobre as operações.

José Mário recomenda aos produtores que evitem pressionar o preço do prêmio, pois a Faeg tem o compromisso do Ministério de que mais leilões serão realizados até que o mercado se estabilize.

Fotos: Antônio Pereira

Ouça entrevista do presidente da Faeg, José Mário Schreiner:

{audio}2013/agosto/2013-08-07-jose-mario-leilao-milho.mp3{/audio}

Acesse o edital completo:

clique aqui

Áreas de atuação

Veja também

Atraso

Atraso no plantio da soja pode forçar migração para outras culturas na safrinha, diz Ifag

Capacitações

Capacitações do Senar Goiás contribuem para preservação ambiental

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Imagem