Desafio AgroStartup 2026 abre inscrições para impulsionar soluções inovadoras no agronegócio goiano

Iniciativa do Senar Goiás em parceria com o Sebrae Goiás prevê R$ 720 mil em recursos da Fapeg para startups com soluções voltadas para o campo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) abriu as inscrições para o Desafio AgroStartup 2026, iniciativa realizada em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (Sebrae Goiás). O programa busca estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio, conectando empreendedores, produtores rurais, universidades e o setor privado.

A proposta é fortalecer o ecossistema de inovação no campo, incentivando a criação de tecnologias que contribuam para a transformação digital da produção agropecuária e para o aumento da sustentabilidade nas cadeias produtivas.

O desafio será desenvolvido em várias etapas ao longo de 2026 e início de 2027. O programa inclui workshops de ideação, maratonas de inovação, mentorias especializadas e uma fase de pré-aceleração para as equipes selecionadas. Durante o processo, os participantes irão trabalhar na criação de soluções para problemas reais enfrentados pelos produtores rurais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por pessoas físicas com interesse em inovação no agronegócio. O edital prevê duas formas de participação: a Trilha Acadêmica, voltada para estudantes de instituições de ensino superior parceiras, e a Trilha Livre, destinada a equipes já formadas com três a cinco integrantes.

As equipes devem desenvolver propostas relacionadas a cadeias produtivas como bovinocultura de leite e corte, grãos, fruticultura, horticultura, piscicultura e apicultura. Também podem ser apresentadas soluções nas áreas de agricultura de precisão, inteligência artificial, internet das coisas (IoT), biotecnologia, bioinsumos, energia sustentável, crédito rural e saúde aplicada ao meio rural.

Após as etapas de capacitação e desenvolvimento das soluções, as equipes com melhor desempenho poderão apresentar seus projetos no Dia de Demonstração, previsto para ocorrer durante o Agrostartup Summit 2027, em Goiânia.

De acordo com o edital, até 12 equipes poderão ser selecionadas para receber recursos que somam R$ 720 mil, valor que será dividido entre as startups escolhidas para apoiar o desenvolvimento das soluções apresentadas. Os recursos são disponibilizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
As inscrições podem ser feitas pelo site: https://sistemafaeg.com.br/storage/arquivos/Edital-Desafio-Agrostartup-2026-Final.pdf

Comunicação Sistema Faeg/Senar



Áreas de atuação

Veja também

Recuperação

Notícia

Recuperação efetiva de pastagens ainda é possível com as chuvas de março

CNA

Notícias

CNA avalia que redução de PIS/Cofins sobre diesel pode mitigar impactos da alta dos combustíveis.

Academia

Notícias

Academia de Formação do Senar Goiás divulga resultado preliminar das primeiras etapas do processo seletivo 2026

Imagem