Conab reduziu a estimativa da produção da soja em Goiás em virtude do cenário climático.

Imagem

A Companhia Nacional de Abastecimento divulgou o 3° Levantamento da Safra 2022/23, referente ao mês de dezembro. De acordo com os dados divulgados, a produção brasileira de grãos pode atingir 312,2 milhões de toneladas, um volume 15% maior que o da safra anterior, já em relação ao 2° levantamento – novembro - houve uma redução de 80 mil toneladas, isso em decorrência da menor produtividade do milho.

Para o estado de Goiás a produção estimada de soja foi 16,7 milhões de toneladas, apresentando uma redução de -3,5% em relação ao ciclo 21/22 e de -3,69% em relação ao estimado em novembro. Em consequência da menor produção, a produtividade também foi reduzida passando de 3.842 para 3.700 kg/ha. Esse cenário de redução tem como fator chave a restrição hídrica, que atrasou o plantio e prejudicou o desenvolvimento das lavouras de soja.

No cenário estadual para o milho, a Companhia manteve os 11,1 milhões de toneladas estimados em novembro para o milho safrinha, porém, em relação à produção do milho total houve uma redução de 105 mil toneladas no comparativo com o 2° levantamento. Essa redução na produção total do cereal foi motivada pela redução da produção na 1° safra, que devido às chuvas irregulares acabou atrasando a semeadura do milho, na qual deve ser finalizada na segunda semana de dezembro.

No panorama geral da produção de grãos, o estado de Goiás deverá produzir cerca de 31,4 milhões de toneladas, sendo esse um valor 9% maior que o produzido no ciclo passado, e 755,9 mil toneladas menor que o estimado em novembro. Assim como a soja e o milho, outras culturas também apresentaram redução na produção quando comparado com o levantamento de novembro, sendo elas o algodão total com redução de -6,3% e o feijão total com queda de -0,75%.

Comunicação Sistema Faeg/ Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Ifag

Ifag formaliza contrato para pavimentação da GO-147 em solenidade com autoridades e produtores

Mulheres

Notícia

Mulheres do Agro fazem doações a pacientes do Hospital de Câncer Araújo Jorge

Imagem