Confaz renova Convênio 100/97 até dezembro de 2025 com alterações para fertilizantes

Imagem

Na manha desta sexta-feira (12) o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne os Secretários de Fazenda dos 26 Estados e do Distrito Federal, decidiu por renovar o Convênio ICMS 100/97 até 31 de dezembro de 2025, porém com alterações na tributação de ICMS de fertilizantes.

De acordo com a decisão, a partir de 2022, a comercialização de fertilizantes, interna e externa, contará com uma alíquota única de 1%. Porém esta alíquota subirá progressivamente em1% por ano, até 2025, quando alcançara em 4%.

Os outros produtos continuaram a contar com os benefícios originais do convênio, ou seja, redução na base do cálculo de ICMS, entre 30 a 60%, nas saídas interestaduais de insumos agropecuários, e possibilidade de isenção do imposto nas operações internas.

Esta é uma importante política tributária para o setor, que permite a manutenção da competitividade frente outros países concorrentes com o Brasil, que possuem custo de produção menores. Frente a isso, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG, seguindo o posicionamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, sempre se colocou favorável a renovação do convenio sem alterações. A decisão do Confaz deverá ser ainda confirmada pelo Diário Oficial da União - DOU.

Fonte: IFAG

Imagem: Divulgação

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem