AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Conselho de inovação promete desenvolver pesquisas do agro

CRTI trará desenvolvimento para o agronegócio e a agropecuária goiana por meio da pesquisa. Foto Carlos SiqueiraNayara Pereira com informações da Ascom da UFG

Com intuito de potencializar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em Goiás, instituições e entidades ligadas à área da tecnologia, produção e inovação, se reuniram na última terça-feira (4), para formularem o Conselho de Gestão, do Centro Regional para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI). Representado a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), que também faz parte do gerenciamento do centro, o superintendente Claudinei Rigonatto, destacou a importância dessa criação e o que trará de desenvolvimento para o agronegócio e a agropecuária goiana.

“Temos um potencial em mãos e poderemos utilizá-lo de forma integrada. Para nós, desenvolver pesquisas em um dos setores de referência como o nosso, é mostrar para o país, como Goiás se destaca, além da produção”. O laboratório servirá também, para estudos em casos como o Mormo e Anemia Infecciosa, por exemplo. “Esses estudos serão fomentados pela Federação que intermediará produtores, Sindicatos Rurais (SRs) e entidades ligadas ao setor, em dúvidas e doenças encontradas em suas regiões e propriedades”, pontou Rigonatto.

Na visão da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi, eleita presidente do conselho, a instalação do grupo foi um importante passo para que ações políticas do CRTI sejam efetivadas. Essa uma união poderá ajudar o centro a trabalhar mais ainda de forma colaborativa, além de atender demandas tecnológicas e de inovação, apoiando, de forma privilegiada, desenvolvimento econômico e científico do estado.

Já para o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, que estava na reunião, o centro tem particularidades importantes e que devem ser reforçadas. "Criar um centro multi-instucional e multi-usuário em prol de descobertas na área científica de Goiás é uma ideia inovadora e que exigiu um esforço cooperativo da Universidade e das instituições parceiras”, ressaltou.

Incentivo à pesquisa

O CRTI foi criado para atender projetos de pesquisa e desenvolvimento de universidades, centros de pesquisa, órgãos governamentais e empresas, assegurando a excelência técnica e cientifica de seus serviços. O centro foi implantado por meio de financiamentos de empresas, universidades e entidades ligas à pesquisa, além de recursos de emendas parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional.

Presentes

Participaram também do encontro, representantes da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Instituto Federal de Goiás (IFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Estadual de Goiás (UEG), UniEvangélica e Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia (SED), que são instituições parceiras que gerenciam e utilizam o Centro.

Áreas de atuação

Veja também

Rotação

Rotação de culturas e ATeG do Senar Goiás ajudam a ampliar renda de produtor rural

II

II Mulheres em Campo discute porquê o olhar feminino traz bons resultados porteira adentro

Queimadas

Nota Oficial

Queimadas : Nota oficial do Setor Produtivo

Imagem