AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Construção de armazéns é assunto de reunião em Rio Verde

Imagem

jose-mario-comigo 1Luiz Fernando Lemes

Tendo como foco a viabilidade econômica dos armazéns nas propriedades, produtores, técnicos e representantes do Banco Brasil se reuniram no dia 29 de agosto, em Rio Verde, para discutir sobre o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA). O objetivo maior é de fortalecer junto aos produtores e elaboradores de projetos, as melhores oportunidades de comercialização.

Na ocasião, o foco da discussão foi que um armazém na propriedade não deve ser analisado apenas pela ótica da armazenagem, mas também como uma oportunidade de negócio para o produtor. “Dessa forma, o produto fica na mão dele e dá a oportunidade para o melhor gerenciamento e acompanhamento na coletagem”, afirmou o consultor técnico Pedro Arantes, representante da Federação da Agricultura e da Pecuária de Goiás (Faeg) na reunião.

Ainda segundo Pedro, o fato de ter um armazém na propriedade do produtor contribuirá para uma colheita mais rápida, reduzindo o custo de secagem e economizando com o transporte para outra cidade. “Quando há a colheita, deve-se mandar para uma unidade armazenadora. O problema é que todo mundo colhe junto e é um processo rápido, causando filas. Tendo um armazém na propriedade, a tendência é que esses problemas diminuam”, explicou o consultor.

Durante a reunião, o Banco do Brasil apresentou as condições de concessão de créditos aos produtores e elaboradores de projetos, assim como as oportunidades de negócios com a unidade econômica, deslocando a estocagem para junto da propriedade. “Sem o Programa, o produtor tem que colher, levar para a cidade, gastar com frete e ainda pode faltar caminhão, o que só piora a nossa logística”, explica Pedro.

Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA)
O PCA é um programa criado em 2013 pelo Governo Federal no Plano Safra 2013/2014, com orçamento de R$ 25 bilhões para cinco anos. Tem como objetivo apoiar e ampliar a capacidade de armazenagem através da construção ou ampliação de armazéns.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícia

Senar Goiás lança curso online: “Nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0”

Terminam

Oportunidade

Terminam nesta terça (11) as inscrições para a academia de formação do Senar Goiás com pagamento de bolsa de até R$2.500,00

Desafio

Evento

Desafio AgroStartup 2024: maior maratona de inovação no agro do país começa neste fim de semana

Imagem