Criação de Fundo Estruturante é pauta de encontro na Faeg

Imagem

Taxas Agrodefesa-Fundo EstruturanteA Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) se reuniu, nesta segunda-feira (04), na sede da entidade, com membros de sindicatos rurais, produtores e outras entidades para discutir sobre os decretos que preveem o aumento e criação de taxas da Agrodefesa, publicados em maio e agosto deste ano. Na ocasião, foi sugerido o encaminhamento de documento, ao governador Marconi Perillo, solicitando a suspensão dos decretos, que impactam de maneira significativa o setor rural.

O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, entende que a defesa animal e vegetal são de extrema importância e fundamental para garantir a segurança alimentar e comercialização dos produtos agropecuários. “No entanto, a simples criação e aumento de taxas não vão resolver o problema da Agrodefesa e do setor rural.”

José Mário lembra que, em 2012, a Faeg discutiu exaustivamente essas questões e conseguiu que fosse retirado de pauta, na Assembleia Legislativa de Goiás, o projeto de lei que previa o aumento e criações de novas taxas. “O próprio governador, Marconi Perillo, esteve presente em uma reunião na Faeg, e determinou a criação de um grupo de trabalho para discutir a proposta do Fundo Estruturante, que tem por objetivo promover o desenvolvimento do setor rural. Iniciaram as discussões mas não fora concluído.”

Ao contrário do que se era esperado, nos meses de maio e agosto desse ano, foram publicados três decretos que permitem o aumento e criação de novas taxas da Agrodefesa. “A insatisfação no setor rural é enorme. A FAEG não concorda e não aceita mais essa taxação do setor agropecuário. Um Setor que traz riquezas, renda e desenvolvimento para o Estado e não pode mais uma vez ser onerado por isso. Nesse sentido, nossa classe se reuniu e discutiu sobre o encaminhamento desse documento ao governador, solicitando a suspensão dos decretos, até que seja concluído as discussões sobre o Projeto Estruturante para Goiás”, diz José Mário.

Ele destaca que a proposta da Faeg é discutir a criação de um Fundo Estruturante que possa auxiliar no trabalho da Agrodefesa e também incentivar o setor de pesquisas, extensão rural, capacitação de mão-de-obra e fomento das atividades agropecuárias.

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem