Cultura, diversão e assistência médica. Com o objetivo de disponibilizar tudo isso à população de Alexânia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás levou até a cidade o programa Senar em Campo que vem percorrendo a região do Entorno desde o início do mês de junho. A iniciativa tem o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e da prefeitura de Alexânia.
Desta vez, a edição que acontece desde quarta-feira (9), é composta por apresentações artísticas, exibição de filmes e atendimentos médicos nas áreas de oftalmologia, ginecologia e urologia. Para as crianças, pula-pula, pipoca e muita diversão. O evento foi montado na Praça da Juventude e segue até domingo (13).
Nesta sexta-feira (11), a população se aglomerou na praça logo no início da manhã onde puderam realizar exames oftalmológicos, testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Para as mulheres, foi disponibilizado exame preventivo Papanicolau e para os homens, coleta de sangue para exame preventivo ao câncer de próstata.
Às 10 horas da manhã, os participantes assistiram ao filme “Um faz de conta que acontece” em um telão instalado no centro da praça. No período da tarde houve ainda apresentação de um grupo regional de Catira, um Quiz de perguntas e respostas sobre o Senar e um show com a dupla sertaneja Davis e Davi. O fechamento da noite ficou por conta do Dj Ícaro.
A programação segue pelo final de semana com palestras sobre saúde, apresentação circense, de quadrilha e de um sanfoneiro. Além disso, os jogos entre Brasil e Holanda e Alemanha e Argentina serão transmitidos.
Mais saúde
Na sala onde é realizado o teste de glicemia a fila é grande. Homens, mulheres, gestantes e crianças querem saber como está a saúde, se os hábitos alimentares precisam ser revistos ou se o exercício físico, deixado de lado pela falta de tempo ou de hábito, precisam voltar para a rotina. Sebastião da Silva Lima, 65 anos, não teve medo de furar o dedo e brinca ao falar do exame. “Não doeu, além disso, é muito importante vir aqui e fazer o teste. Como muito churrasco, meu colesterol está alto e não posso brincar com a saúde”.
Ele ficou sabendo na hora que a glicemia está dentro do normal (o limite para adultos é 110 e para crianças 90) e disse que se não fosse a iniciativa do Senar teria dificuldade de medir a concentração de glicose no sangue, já que o atendimento médico oferecido pelo município “não é suficiente para toda a população”.
Na sala ao lado, Valter Antunes, 39 anos, fazia o exame preventivo ao câncer de próstata. Ele conta que ficou sabendo do evento por um carro de som que passou pela cidade, e se apressou para ser um dos primeiros a ser atendido. “Minha mãe teve câncer antes de morrer, por isso tento cuidar muito bem da saúde”. É a primeira vez que Valter faz o exame, mas disse que não pensou duas vezes quando viu a oportunidade, já que na cidade só clínicos gerais atendem a população.
Cristina Gonçalves, 34 anos, também chegou cedo. Ela foi fazer exame oftalmológico porque não está enxergando bem. “Minhas vistas estão ficando embaralhadas. Aqui não tem oftalmologista e particular é muito caro. Ações como estas precisam acontecer mais vezes aqui em Alexânia. Da próxima vez quero também dentista”, brincou. {responsivegallery}2014/Programas/senaremcampo/senaremcampo-alexania-11julho2014-fredoxcarvalho{/responsivegallery}