AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Cultura: diversidade de conceitos

Imagem

*Fátima Araújo é Coordenadora do Programa Agrinho do Senar Goiás

Cultura: termo de diversos significados e acepções: plantação, cultura popular, cultura organizacional, cultura de paz, além das conceituações à luz de ciências como Sociologia, Antropologia, Filosofia. No entanto, esse texto tratará da cultura enquanto todo complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, lei, costumes e outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. E, para esta cultura da qual se fala, a nacional, foi instituído o dia 05 de novembro para comemorá-la juntamente com o Dia da Ciência.

Neste amplo contexto no qual a cultura se insere, destacam-se manifestações culturais tão presentes em Goiás, a exemplo das cavalhadas, folias, romarias, dentre tantas. Já em ciências sociais, cultura também é definida como sendo um conjunto de ideias, símbolos, comportamentos e práticas sociais, sendo estes aprendidos através da vida em sociedade, de geração em geração.

Confúcio descrevia que “cultura está acima da diferença da condição social”. Pensador e filósofo chinês questionava moralidade pessoal e governamental, de modo a insinuar ser possível fundamentar questões como direito essencial de acesso à cultura.

Neste rumo, José Luiz dos Santos, professor de Antropologia da Unicamp disse em seu livro ‘O que é Cultura’ que esta é um produto coletivo da vida humana. Assim, como produto coletivo é igualmente construída coletivamente. Assim, como defende Zygmunt Bauman, a resposta para os desafios que afligem a sociedade é obtida pela arte de questionar os problemas locais que compõem os desafios que encaram. Como disse Bauman em entrevista à Revista ISTO É, “tempos são ‘líquidos’ porque tudo muda tão rapidamente”. Tudo é feito para durar pouco, para ser líquido, e não para ser sólido.

Por fim, ciência e cultura interagem de modo a tornar a vida individual e em sociedade melhor de ser vivida. Parafraseando Nildo Lage, “a cultura de um povo é o seu maior patrimônio. Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores, é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato”. E para que pessoas do campo e da cidade tenham perspectivas de dias melhores para as gerações atual e vindoura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Goiás disponibiliza dezenas de cursos, treinamentos e programas. Destes, o Programa Agrinho desenvolve um conjunto de ações nas quais cultura e ciência são aliadas a favor de educação de qualidade e vida em consonância com valores culturais.




Áreas de atuação

Veja também

Condições

Notícia

Condições climáticas e menor demanda influenciam os preços Hortigranjeiros

Produtor

Caso de Sucesso

Produtor de hortaliças hidropônicas, que tinha desistido do cultivo, retoma a atividade produzindo cinco vezes mais com a ajuda da ATeG do Senar Goiás

Mercado

Notícia

Mercado de aluguel de máquinas agrícolas apresenta boas opções para pequenos e médios produtores

Imagem