AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Curso do Senar Goiás desperta empreendedorismo feminino

Imagem

painel central caso de sucesso fredox carvalhoO sabonete artesanal, diferentemente do industrializado, que encontramos sendo comercializado em farmácias ou supermercados, apresenta diferenças que chamam a atenção de quem busca um produto de qualidade. Foi observando claramente as exposições feitas no treinamento de Produtos de Limpeza e Higiene, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), que Eliete Mendes Moreira Jorge, a filha Ana Carolina Jorge e as amigas Ilzeni Mascena e Valéria Tomaz viram uma oportunidade de negócio, na produção de sabonetes e outros tipos de produtos artesanais.

O treinamento de Promoção Social, do Senar Goiás, foi promovido juntamente com o Sindicato Rural (SR) de Anápolis para as moradoras da comunidade Piancó, localizada na região de Anápolis. As capacitações do Senar têm como objetivo apresentar conhecimentos que contribuam com o desenvolvimento rural, social e econômico das famílias do campo. Em Piancó, a Associação de Produtores Rurais conta com cerca de 60 produtores cadastrados. A presidente da Associação, Eliete Mendes, afirma que já participou de vários cursos e treinamentos, porém, foi no último que ela resolveu investir. “Percebemos que as pessoas estão procurando usar produtos naturais e orgânicos, que não agridem a saúde da pele e dos cabelos. Além de proporcionar outras vantagens, como fins terapêuticos ”, observa.

Mercado

Eleiete explica que os produtos estão sendo bem aceitos no mercado, no entanto elas dividem o tempo de produção com a organização e estruturação da empresa que já tem até nome: Herbal. “Estamos focadas na fase de investimento e divulgação. Os ingredientes naturais têm um custo alto e o retorno financeiro ainda é pequeno, mas estamos otimistas. Também gastamos muito tempo com a parte burocrática de organizar a documentação da empresa”, explica. Com fragrâncias e ingredientes naturais como alecrim, camomila, calêndula, extrato de aveia, aroeira e copaíba, as arrojadas de Piancó produzem sabonete líquido ou em barra, hidratantes corporais, esfoliantes, manteiga corporal, shampoo para todos os tipos de cabelo e aromatizador de ambiente. Segundo Eliete, alguns dos produtos possuem fins terapêuticos como o sabonete de barbatimão, indicado para queda de cabelo, o de flor de São João, que auxilia no tratamento de psoríase e vitiligo, o de água de arroz para clareamento da pele do rosto e outros. Para a presidente da Associação de Produtores Rurais de Piancó, os cursos do Senar Goiás oferecidos em diversas áreas são a base de informação e conhecimento que podem estimular o produtor rural a se capacitar e até abrir o próprio negócio. “Os cursos vieram para agregar e incentivar os produtores rurais.

Fabricação

A produção de sabonete natural tem início com a seleção de óleos e manteigas vegetais, que são rigorosamente equilibrados em uma fórmula personalizada. Ao processo adiciona-se água filtrada e demais ingredientes para a “saponificação”, que nada mais é que o resultado da alquimia para a criação do sabonete. No curso do Senar Goiás, os alunos aprendem a fabricação de água sanitária e alvejante, purificação de gorduras, base glicerinada, aromatizante de ambiente, sabão sólido e sabonete líquido para as mãos. O quarteto de Paincó não perdeu tempo e de forma simples, mas com muita vontade de empreender começaram a produzir os produtos e também comercializar. O treinamento de Produção de Higiene e Limpeza é ministrado em três dias por um instrutor do Senar Goiás, para alunos com mais de 18 anos. As turmas são organizadas pelo mobilizador do sindicato rural de cada município.

Texto: Francis Telles

Foto: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

União

Notícia

União Europeia já fala na possibilidade em adiar lei antidesmatamento até 2025

Empreendedorismo

Notícia

Empreendedorismo da cidade ao campo

Agrodefesa

Notícias

Agrodefesa muda procedimentos para lançamentos de atestados de vacinação contra brucelose em Goiás

Imagem